Ouvindo...

Comunidade judaica notifica Meta após Letícia Sabatella publicar fake sobre o Hamas no Instagram

Ex-global publicou notícia falsa e foi notificada por representante da comunidade judaica no Brasil

Letícia Sabatella se emociona ao falar sobre publicações que tem feito em seu perfil

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) notificou a Meta - empresa proprietária do Instagram - por uma informação falsa compartilhada pela atriz Letícia Sabatella, de 52 anos, sobre o Hamas. A ex-global vem repostando matérias sobre a guerra, incluindo vídeos, em seu perfil, onde acumula mais de 1 milhão de seguidores. Após repercussão do caso, ela publicou nesta segunda-feira (6) uma sequência de stories defendendo seu ponto de vista e, em certo momento, chega a chorar.

“Eu tenho feito algumas postagens no feed com bastante delicadeza, chamando as pessoas a terem sensibilidade sobre o que está acontecendo e, muitas vezes, pessoas rebatem com discurso muito violento, muito agressivo, que justifica o massacre que está acontecendo na Palestina. Então eu acabo entrando no ciclo das informações, buscando informações que rebatam essas acusações que justificam o massacre”, iniciou.

“Mas, eu quero falar sobre uma coisa. É muito mais simples, muito mais básico. Tem crianças morrendo agora [...] Tem muitas coisas acontecendo, sei que foi horrível o que aconteceu no dia 7 de outubro com os judeus, existem pessoas que dizem que essas mortes todas não foram causadas pelo grupo terrorista que invadiu, o exército de Israel comete coisas bárbaras há muitos anos. Enfim, tem várias informações de todos os lados, mas de qualquer maneira, a existência de um grupo terrorista como o Hamas, que não dá pra ser endossado, porque fazem coisas não aprovadas, não pode justificar esse massacre”, continua.

A atriz acrescenta: “Não podem ser justificados ataques a hospitais, ambulâncias, crianças e civis por conta da existência de um grupo terrorista que não representa a maior parte da população palestina [...] Os judeus pela paz, estou com eles, não é semitismo, até porque palestinos também são semitas. Não é por isso. Crianças estão morrendo e não há o que justifique esse número avassalador de mortes”.

Entenda

A Conib notificou a Meta por causa de uma notícia publicada pela atriz no domingo (5). O texto tem como fonte o site pró-Palestina “Electronicintifada. net.” “A maior parte dos civis israelenses mortos no ataque terrorista do Hamas em 7/10/23, foi abatida por soldados israelenses”, destaca a mensagem compartilhada.

Após o ocorrido, a representante da comunidade judaica no Brasil divulgou a seguinte nota: “A Conib (Confederação Israelita do Brasil) notificou a Meta por post da atriz Letícia Sabatella promovendo fake news. A atriz postou mensagem questionando que o Hamas tenha sido autor das atrocidades cometidas pelo grupo terrorista no sul de Israel.”

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.