Ouvindo...

‘Avenida Brasil’ ganhará versão da Turquia

A novela brasileira foi um fenômeno nacional e chamou atenção internacional

Nina (Débora Falabella) e Caminha

O Brasil parou para acompanhar cada capítulo da novela “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e transmitida pela TV Globo em 2012. A trama brasileira se tornou um marco da teledramaturgia mundial e agora ganhará uma versão turca, sendo esta a primeira adaptação internacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), em Cannes.

A história gira em torno de uma vingança que Rita (Mel Maia) prepara para sua madrasta Carminha (Adriana Esteves) após ela ter armado um golpe contra seu pai Genésio (Tony Ramos), que acabou sendo atropelado por Tufão (Murilo Benício). Anos depois, a menina - agora órfã - volta como Nina (Débora Falabella) para acertar as contas com a mulher e seu cúmplice/ amante Max (Marcello Novaes).

Apesar da Ay Yapim - principal produtora de drama da Turquia que comprou os direitos da adaptação - promover algumas alterações, a essência da trama permanecerá e contará com a consultoria artística dos Estúdios Globo. A Madd Entertainment ainda será responsável pela distribuição internacional da versão turca. Embora o acordo firmado tenha sido divulgado, ainda não há previsão do início da produção.

"É um prazer saber que a primeira adaptação de ‘Avenida Brasil’ será realizada em um país que adora novelas e que se tornou um dos mais prolíficos produtores e exportadores desse gênero no mundo, assim como o Brasil”, comemorou o autor João Emanuel Carneiro.

Vale ressaltar que ne época, a novela da TV Globo foi vendida para mais de 140 países indicada ao prêmio Emmy Internacional de Melhor Novela em 2013.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.