Quem busca por Ruth Hogan nas redes sociais encontra incontáveis vídeos de fãs encantados com seu livro de estreia. “O Guardião das Coisas Perdidas” é um fenômeno de vendas na Europa e chega agora ao Brasil (Verus, 294 páginas, tradução de Ana Rodrigues).
A história traz delicadezas e evoca memórias. A trama é um pouco confusa e muito descritiva: Anthony passou a vida recolhendo objetos perdidos: justamente ele, que 40 anos antes perdeu um presente que daria para a noiva no dia em que ela morreu. Ele deixa seus pequenos tesouros a Laura, a assistente que se muda para a casa do escritor em um processo de superação de um divórcio.
É quando ela se envolve em um mistério que terá como uma das chaves Eunice, que guarda um segredo e no fim da vida sofre uma reviravolta. Laura, que lida com o fim do casamento, se redescobre como guardiã das coisas perdidas.
Em meio aos sobressaltos e acasos da vida, itens descartados podem não ser tão aleatórios quanto parecem.