Ouvindo...

Relembre 5 filmes que retratam os atentados de 11 de setembro

Ataque contra as Torres Gêmeas provocou ofensiva norte-americana contra Bin Laden e guerra sangrenta no Iraque

Com direção de Oliver Stone e Nicolas Cage no papel principal, o filme “As Torres Gêmeas” foi lançado em 2006

Quando os aviões terroristas atacaram as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, e o evento foi exibido ao vivo pelas televisões de todo mundo, muita gente, acostumada aos filmes de ação norte-americanos, pensou estar assistindo a uma ficção. Porém, logo o choque se transformou em estupefação. Os atentados que vitimaram quase 3 mil pessoas marcaram o mundo para sempre e foram também retratados pelo cinema. Relembre cinco filmes sobre esse acontecimento terrível.

“Fahrenheit 09/11”

Dirigido pelo polêmico cineasta norte-americano Michael Moore, esse documentário foi um dos primeiros sobre a tragédia que se abateu sobre a sociedade norte-americana após os atentados contra as Torres Gêmeas. Lançado em 2004, “Fahrenheit 09/11”, cujo título alude ao icônico romance de distopia do escritor Ray Bradbury, publicado em 1953, analisa não só o ataque terrorista, como a posterior invasão e a guerra patrocinada pelo estado norte-americano no Iraque, que culminou em mais centenas de mortes. O filme está disponível no YouTube.

“As Torres Gêmeas”

Com direção de Oliver Stone e Nicolas Cage no papel principal, como um dos policiais que socorreram as vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro, o filme “As Torres Gêmeas”, de 2006, representa a entrada oficial do cinemão hollywoodiano no gênero, com seu habitual pendor para dramatizar de perto as situações pessoais. Nesse caso, o enredo detém-se sobre a história de dois oficiais que auxiliaram nos primeiros socorros após a tragédia, o que de fato aconteceu. No elenco, ainda estão Maggie Gyllenhaal e Michael Shannon. O filme está disponível na Netflix.

“A Hora Mais Escura”

Coube à diretora Kathryn Bigelow acompanhar aquela que foi definida, pelos próprios norte-americanos, como “a caçada ao homem mais perigoso do mundo”. Protagonizado por Jessica Chastain e Jason Clarke, e lançado em 2012, o filme “A Hora Mais Escura” se detém sobre os esforços do estado norte-americano para capturar o terrorista Osama Bin Laden, apontado como responsável e mandante do atentado contra as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001. Com o assassinato de Bin Laden durante as filmagens, o roteiro foi reformulado. O filme está disponível na Globoplay.

“O Relatório”

Com Adam Driver no papel principal, o filme “O Relatório”, de 2019, parte de uma investigação acerca de documentos oficiais do governo de George W. Bush, que, após os atentados às Torres Gêmeas, teria determinado a captura, tortura e até morte de suspeitos de praticarem atos terroristas, numa sanha vingativa que culminou com a guerra patrocinada pelo estado norte-americano no Iraque e milhares de mortes. O elenco ainda conta com Annette Bening e Jon Hamm. O filme está disponível na Amazon Prime Video.

“Quanto Vale?”

Em 2021, finalmente chegou à Netflix o filme “Quanto Vale?”, protagonizado por Michael Keaton. Novamente baseado numa história real, com um elenco que ainda traz as atuações de Stanley Tucci, Amy Ryan e Tate Donovan, o longa-metragem ambienta sua história alguns anos após os atentados terroristas contra as Torres Gêmeas, quando o advogado Kenneth Feinberg, vivido por Keaton, procura criar um fundo para reparar os familiares e as pessoas próximas às vítimas. Acontece que, numa sociedade altamente capitalista como a norte-americana, valores inerentes à subjetividade costumam escapar ao cálculo e serem de difícil entendimento para os ianques.