Ouvindo...

BBB X A Fazenda: entenda dinâmicas e compare os reality shows

A Fazenda 15 tem pré-estreia marcada para o dia 18 de setembro; entenda dinâmicas

Tadeu Schmidt (BBB) e Adriane Galisteu

Quem nunca assistiu o reality “A Fazenda” com certeza já se sentiu perdido ao ouvir falar de algumas dinâmicas que - no final das contas - são muito parecidas com as realizadas no BBB. Por exemplo, “Roça” é a mesma coisa de “Paredão” e “Prova do Fazendeiro” equivale à “Prova do Líder”. Apesar disso, a forma com que as dinâmicas são realizadas podem ser diferentes. No caso da “Roça”, a votação sempre é aberta, o que rende bastante confusão durante as formações.

Leia também:

Conheça dinâmicas de A Fazenda e compare com o BBB

Paredão = Roça

Diferente do BBB, a votação em A Fazenda é aberta, com direito a discussões acaloradas ao vivo. Após o fazendeiro escolher qual peão sentará no primeiro banquinho da roça, os demais participantes devem dizer o seu voto e explicar os motivos.

Geralmente, quatros pessoas ocupam os banquinhos da roça: o indicado pelo fazendeiro, o indicado pelos peões, contragolpe da baía (entenda logo abaixo) e o quarto é escolhido de acordo com a dinâmica da semana. Podendo ser a partir de um envelope do vencedor da Prova de Fogo ou na tradicional dinâmica do resta um - quando um vai salvando o outro até que alguém sobre.

Prova do Líder = Prova do Fazendeiro

A Prova do Fazendeiro é realizada por três peões que ocupam os banquinhos da roça. O vencedor escapa da berlinda e ganha o sonhado chapéu, que garante uma semana imune e a chance de mandar alguém para a votação popular.

Além disso, cabe ao fazendeiro decidir as atividades (veja as tarefas diárias abaixo) que cada peão terá que cumprir na semana do seu “reinado” na casa. Em caso de descumprimento, toda a casa recebe uma punição.

Prova de Fogo

A Prova de Fogo é realizada por meio de sorteio. Os três participantes vão para o “fazendão”, local onde acontece a disputa, e tem a chance de ganhar o colar com a chave que abre um lampião com dois envelopes. São dois poderes, que podem ser prêmios para ele, para dar a outro peão, benefícios no jogo - como imunidade - ou para mexer na roça.

Já houve edições em que o vencedor da Prova de Fogo teve mais poderes que o próprio Fazendeiro. Os perdedores vão direto para a baia e, cada um, precisa puxar alguém da casa para ir com eles.

Baia

A baia é para mexer com os nervos dos participantes, principalmente aqueles que amam mordomia. O local fica ao lado do estábulo, onde fica o cavalo e não tem nenhum conforto. Além disso, não tem chuveiro e nem eletricidade. E quem está na baia, de certa forma, está com um pezinho na roça.

Voto para ficar

Também no sentido oposto ao do BBB, o voto não é para eliminar. Para garantir a permanência do peão favorito na casa, o público tem que votar nele. Os mais votados são salvos da berlinda.

A dinâmica impede que as torcidas se unam para eliminar um dos participantes, o que já garantiu vários rivais na final do reality.

Tarefas diárias

Em A Fazenda, os peões precisam executar tarefas diárias - que vão do trato dos animais até a separação do lixo. Os participantes que irão cumprir cada obrigação são decididos pelo Fazendeiro da semana.

São cavalos, vacas, ovelhas, galinhas, patos, porcos e outros animais no local. Inclusive, já teve até edição com lhamas e avestruz. Sempre que um sinal sonoro com o som do animal ou atividade toca, o peão deve executar a tarefa.

A atividade já rendeu muitas tretas, principalmente, quando o Fazendeiro escolhe uma tarefa que o rival pediu para não fazê-la.

Punições

No reality rural as punições são bem mais frequentes. Em caso de descumprimento de atividades ou tarefas, eles podem ficar sem água, gás ou algum alimento - como café, carnes e ovos. Em edições passadas, a casa foi punida após peões fazerem necessidades fora do reservado.

Festa

O reality possui festa semanal regada a bebidas e, às vezes, com shows de artistas, além de dinâmicas de patrocinadores. Assim como no BBB, as festas também são “momentos” em que os peões aproveitam para tentar resolver algum assunto pendente, que rende, na maioria das vezes, discussões acaloradas.

Jogo da discórdia

Assim como no BBB, A Fazenda tem dinâmicas voltadas para movimentar a casa e que contribuem para o feno pegar fogo. Os jogos, que acontecem semanalmente, têm como objetivo fazer com que os peões digam tudo o que pensam sobre os outros participantes. E nem sempre são coisas boas…

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.