Ouvindo...

Vencedor do ‘No Limite Amazônia’, paratleta dedica vitória à mãe: ‘sempre acreditou em mim’

Dedé foi o primeiro deficiente físico a vencer o reality

Dedé ao lado do apresentador do ‘No Limite’, Fernando Fernandes

André Macedo, mais conhecido como Dedé, foi o grande vencedor do “No Limite Amazônia” na noite dessa quinta-feira (17) e levou para a casa o prêmio de R$ 500 mil. O paratleta chegou a ser eliminado, mas voltou ao reality de aventura em uma repescagem e conquistou o título de campeão.

O programa foi gravado no meio da floresta durante 40 dias, no entanto, o resultado só foi revelado ontem. Conforme Dedé, “ainda não deu para digerir” a vitória, mas ele está “muito feliz”.

Em bate-papo com Patrícia Poeta no “Encontro”, o paratleta dedicou o título à mãe. "É difícil falar um pouco dela, uma pessoa que me deu forças para continuar e viver tudo isso. Eu admiro muito ela e se estou aqui hoje é por causa dela”, disse na ocasião.

Desde o ano passado, o reality é comandado pelo atleta paraolímpico Fernando Fernandes. Para Dedé, “foi muito marcante” ter ele apresentando o programa também nesta edição.

“O Fernando pra mim é um ídolo, acompanho ele há muito anos, sei toda a história dele, sei o que passa no dia a dia, como eu passo e muitas pessoas deficientes passam, foi legal expor isso e trazer esta inclusão no programa. Espero que abram portas para mais pessoas [...] Só sonhar não adianta, tem que trabalhar”, disse no “Encontro”.

Por ser atleta, Dedé acredita que o “foco” foi seu grande aliado no programa. “Como atleta trabalho isso todos os dias, temos que saber fazer a leitura de cada participante e não nos expor muito. Você pode ver que no programa fiquei muito quietinho, não sou um cara de falar, sou mais observador”.

Durante o reality, Dedé falou sobre a importância de acreditar em si mesmo. “Você vê como o corpo resiste, é preciso ter fé no processo e acreditar que tudo é possível sim. Minha mãe sempre acreditou em mim e se estou aqui hoje é por causa dela. Então dedico isso à ela e espero que ela tenha muito orgulho”, comentou.

História

Natural de Valinhos, interior de São Paulo, Dedé nasceu com uma má-formação e, por isso, precisou amputar um dos pés aos dois anos. O paulista, que é faixa preta de jiu-jitsu, conquistou o sexto lugar no Campeonato Mundial de Paratriathlon em 2014. Hoje, com 45 anos, ele pratica o paraciclismo.

Para vencer o reality, Dedé precisou “combater” 14 participantes.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.