Ouvindo...

Marcius Melhem não respeitava mulheres e usava ‘poder’ para obter favores sexuais, diz MP

Denúncia aceita pela Justiça aponta que humorista mantinha ‘aproximação física inadequada’ e chegou a ‘expor genitália e demonstrar orgulho de ereção’

Nas redes sociais, Marcius Melhem nega acusações e critica Dani Calabresa diretamente

O ator Marcius Melhem se tornou réu por assédio sexual contra três vítimas nesta terça-feira, 8. O acolhimento do caso pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) foi confirmado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), autor da denúncia, ao Estadão. Conforme o órgão, o crime teria sido praticado “de forma continuada” contra as três denunciantes.

A investigação que tinha Dani Calabresa e outras cinco mulheres como vítimas foi arquivado “em razão da prescrição punitiva dos fatos”, segundo o MP-RJ. O caso em que o ator está atualmente envolvido corre em segredo de Justiça por requerimento do Ministério Público e, por isso, não há mais informações.

Detalhes da denúncia

Na denúncia apresentada à Justiça, o Ministério Público afirmou que Marcius Melhem desrespeitava as mulheres que trabalhavam em cargos abaixo do dele e usava sua posição de prestígio para assediá-las. As informações foram reveladas pelo portal Uol.

“Após estabelecer estrategicamente relação de proximidade e falsa amizade/intimidade e da verbalização de sua lascívia, o denunciado também mantinha aproximação física inadequada com abraços e carinhos excessivos disfarçados de brincadeiras que evoluíam igualmente, para apalpações, tentativas de beijos forçados, propostas de sexo, tapinhas nas nádegas, apertões nos seios e até mesmo, em algumas situações, exposição de sua genitália, orgulhoso da situação de ereção”, diz o MPRJ em denúncia.

A promotoria cita ainda “abordagem sexual em meio a conversas acerca do roteiro, do elenco, do papel a ser atribuído à personagem das vítimas”, dando a entender que o futuro das profissionais estava nas mãos dele e que as mulheres deveriam “retribuir” os favores dele.

Denúncias

Em 2019, surgiram as primeiras denúncias contra o humorista, negadas por ele. Em março de 2020, Marcius se afastou da Globo por cerca de quatro meses sob a justificativa de acompanhar um tratamento de saúde da filha.

No mesmo ano, porém, a emissora anunciou o desligamento do ator, sem citar as denúncias, o que teria causado revolta em artistas que acompanhavam o caso. Em dezembro de 2020, a revista Piauí colheu depoimentos de 43 pessoas, incluindo vítimas e testemunhas, dando novos detalhes sobre o caso e dos supostos assédios que teriam sido cometidos contra Dani Calabresa.

Leia a nota da defesa de Marcius Melhem:

“A escolha ilegal de uma promotora que não teve nenhum contato com as investigações, em evidente violação ao princípio do promotor natural, fato gravíssimo já levado à apreciação do Supremo Tribunal Federal, resultou, como se esperava, em uma denúncia confusa e inteiramente alheia aos fatos e às provas. Ignorando totalmente os elementos de informação do Inquérito Policial, a denúncia acusa Marcius Melhem do crime de assedio sexual contra três das oito supostas vítimas. No momento oportuno, esta absurda acusação será veementemente contestada pela defesa do ex-Diretor, que segue confiante na Justiça, esperando que a Magistrada não dê prosseguimento ao processo, como lhe faculta a lei.”

A nota é assinada pelos advogados Ana Carolina Piovesana, José Luis Oliveira Lima, Letícia Lins e Silva e Técio Lins e Silva.

(Com informações de Estadão)

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.