O cantor e músico Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina e do pianista e maestro Cesar Camargo Mariano, disse em uma entrevista recente que convive há muitos anos com as comparações por ter escolhido o mesmo ofício da mãe. “Se não é a primeira, é a segunda pergunta que mais respondo ao longo da minha vida”, afirma em entrevista ao Sonoro Podcast.
Pedro diz que, ao longo dos anos, seu pensamento sobre a questão se modificou. “No começo da minha carreira, me incomodava profundamente, porque eu sentia que as pessoas não davam a chance de eu ser quem eu sou antes de fazer qualquer tipo de observação. Somos indivíduos. Eu nasci do meu pai e da minha mãe, ok, e eu posso ser um bosta. Nas possibilidades, essa é uma delas.”
Pedro diz que, ao tentar entender os fãs, percebeu que não tem como administrar as expectativas de todos. “Você precisa dar a chance do cara se mostrar um bosta ou não, né? Você tem de deixar isso rolar”, argumenta. “Se a pessoa está olhando para mim e querendo personificar Elis Regina, eu já aviso antes: vai dar ruim. Ela é muito melhor. Ela não é um pouquinho melhor, ela é estratofericamente melhor.”
O cantor afirma que, em virtude da ausência da mãe, que morreu em 1982, é uma “covardia” compará-lo, não só ele, mas qualquer pessoa a Elis. “Tecnicamente, artisticamente e espiritualmente, ela não está aqui para entrar em decadência, para acabar a voz, para ficar rouca, para fazer um disco ruim, para dar uma entrevista errada, para votar no presidente errado. Ela se coloca em um lugar inatingível. (...) É uma covardia me comparar a isso. É uma covardia comparar qualquer um a isso. E injusto.”
Recentemente, uma campanha publicitária com a imagem de Elis recriada artificialmente causou polêmica. Na peça, Elis faz um dueto com a filha Maria Rita na canção Como Nossos Pais, de Belchior, enquanto as duas dirigem carros de diferentes gerações. A propaganda emocionou muitos e provocou um debate sobre os limites do uso da inteligência artificial para recriar artistas mortos. A propaganda é alvo de denúncia no Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar).