A gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, foi eleita Miss Universo Brasil 2023 no início da madrugada deste domingo (9). Ela foi a candidata mais jovem a participar do concurso e, desde o início, figurou entre as favoritas. A representante do país no Miss Universo seguirá para El Salvador em dezembro deste ano, onde será realizada a etapa mundial do concurso.
Modelo e artista plástica, Maria arrancou aplausos da plateia no momento em que pegou o microfone. “Foi a educação que me trouxe aqui. Ela que me abriu portas, horizontes e a ela sou muito grata. Eu tive o privilégio de ter um bom estudo e, por isso, me questionei muitas vezes: como eu posso fazer com que minhas experiências, vivências e sonhos ajudem o próximo?”, começou a nova Miss Universo Brasil ao falar sobre o tema educação.
“Então com 15 anos iniciei meu primeiro projeto social trabalhando em escolas, levando a importância da educação. E eu nunca mais parei. Hoje, aos 19 anos, eu sigo com as minhas palestras mostrando o quanto isso amplia a nossa vida, mostrando o quanto a educação, cultura e o esporte mudam realidades, porque isso aconteceu comigo. Se a educação pode te trazer até o Miss Brasil, ela pode te levar ao Universo”, finalizou.
Poliglota, Maria revelou possuir descendência portuguesa, indígena e italiana. Antes de modelo e artista plástica, a Miss Universo Brasil 2023 relatou que já foi uma esportista. Ela já foi jogadora de vôlei, de tênis, lutadora, ginasta olímpica e artística.
Dentre os jurados que ajudaram a eleger a gaúcha, estavam a Miss Universo Brasil 2019, Julia Horta, que é natural de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Miss Universo 2011, Leila Lopes, que é angolana, a modelo e apresentadora Renata Kuerten, além do criador da coroa inspirada em Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, que foi homenageada nesta edição pelos 60 anos desde a sua vitória.
Além da faixa e da coroa, avaliada em R$ 50 mil, a gaúcha recebe R$ 150 mil como prêmio, conforme anunciou a organização do Miss Universo Brasil.
Classificações
Top 16
Thayná Lima (Distrito Federal)
Erivânia Izídio (Pernambuco)
Beatriz Militão (Ceará)
Giovanna Maria (Rio Grande do Norte)
Sasha Bauer (Santa Catarina)
Ruth Raphaella (Alagoas)
Alessandra Barcellos (Amapá)
Alice Casanova (Amazonas)
Barbara Reis (Mato Grosso)
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
Mariana Becker (Paraná)
Victoria Schneider (Tocantins)
Vitória Brodt (São Paulo)
Renata Guerra (Goiás)
Milena Gomes (Pará)
Gabriela Botelho (Sergipe)
Top 7
Milena Gomes (Pará)
Barbara Reis (Mato Grosso)
Gabriela Botelho (Sergipe)
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
Vitória Brodt (São Paulo)
Renata Guerra (Goiás)
Alice Casanova (Amazonas) - escolhida pelo voto popular
Top 3
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
Barbara Reis (Mato Grosso)
Vitória Brodt (São Paulo)