A Miss Brasil 2023 será eleita em noite histórica neste sábado (8) em São Paulo. Afinal, pela primeira vez, mães podem competir pelo título e, nesta edição, têm três na disputa. Ao todo, 27 misses irão desfilar em busca da coroa e da faixa que dará acesso à candidata ao Miss Universo, que acontece em dezembro em El Salvador.
Neste ano, o público teve participação ativa para escolher a candidata que merece ir direto para o TOP 7, independente da decisão dos jurados. Conforme a organização do Miss Universo Brasil (MUB), o “voto popular permite que o público tenha uma voz ativa na decisão final, tornando a experiência mais inclusiva e emocionante”.
Dinâmica classificatória:
27 candidatas participam da abertura;
Top 16 é anunciado com candidata eleita no voto popular inclusa;
Top 7 é anunciado com candidata eleita no voto popular inclusa;
Top 7 responde pergunta final;
Top 3 é anunciado e realiza último desfile;
Top 2 é anunciado;
Miss Universo Brasil 2023 é anunciada.
Três mães participam da disputa
A Miss Universo Goiás 2023, Renata Guerra, é uma das favoritas à coroa e a primeira mulher casada e mãe a ser eleita no concurso. Depois dela, outras duas mães também ganharam os estaduais. São elas: Gabriela Menezes (Piauí) e Lorena Maia (Maranhão).
A Miss Piauí, Gabriela Menezes, de 26 anos, é mãe de dois meninos. Ela, inclusive, lidera a votação popular, que teve a segunda parcial divulgada nessa quinta (6). A Miss Maranhão, Lorena Maia, de 27, é mãe de uma menina, e aparece no TOP 5 da parcial publicada pela organização do concurso.
Três mineiras na disputa
Uma curiosidade é que três mineiras disputam à faixa. São elas: a ouro-pretana Isalu Souza (Minas Gerais), a belo-horizontina Gabriela Botelho (Sergipe) e a sete-lagoana Lorena Maia (Maranhão). A primeira venceu o concurso estadual em disputa com mais de 30 candidatas, já a segunda foi aclamada pela organização do estado nordestino que a considerou uma forte concorrente. Por outro lado, a terceira nasceu em Sete Lagoas, mas reside no Maranhão, e venceu o concurso do referido estado.
Onde assistir?
Neste ano, o Miss Universo Brasil terá como foco a transmissão online. O evento pode ser acompanhado pelo canal oficial da organização no Youtube, além da plataforma SoulTV UMiss, da Net Claro Canal 500 e da TV Meio Norte - que conta com transmissão online.
A transmissão inicia às 19h30 com apresentação de traje típico. A final, que será ao vivo, começa às 21h.