Iêda Maria Vargas, Miss Universo 1963, foi a primeira brasileira a ganhar o título de projeção mundial. Em 2023, completa-se 60 anos que a gaúcha entrou para a história do país ao receber a faixa e a coroa em disputa com misses de vários países em Miami, nos Estados Unidos (EUA). E, para homenageá-la, a organização do
A joia, avaliada em R$ 50 mil, possui seis topázios azuis que representam cada década que se passou e o vestido usado por Iêda quando eleita Miss Brasil no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A peça foi confeccionada pelo joalheiro Miguel Alcade, que comemorou nas redes sociais. “Tem muito trabalho e gente envolvida para que essa peça ficasse pronta. Tenho muito orgulho de ter feito mais uma coroa”, disse.
Após a repercussão da peça, ele contou que ficou bastante emocionado. "É a realização de um sonho de menino. Eu assistia os desfiles de Miss e jamais imaginava fazer uma coroa para uma Miss, mas gostava muito dos concursos e tá aí. É uma realidade. A gente pode sonhar sim”, comemorou.
Atualmente, a eterna Miss Universo 1963 está com 78 anos, mas tinha 18 quando recebeu a faixa. “Simplesmente lindíssima essa coroa!! Estou emocionada”, escreveu Iêda em seu perfil no Instagram.
Depois dela, apenas a baiana Martha Vasconcellos foi consagrada Miss Universo em 1968. Porém, outras Misses chegaram perto do título, como a mineira Natália Guimarães em 2007 e a gaúcha Julia Gama em 2020. Ambas foram vices-Miss Universo.
Misses mineiras comemoram
A Miss Minas Gerais, Isalu Souza, comentou suas primeiras impressões ao ver a peça, que foi revelada nesta madrugada. “Tão linda. Se tiver que ser... combina com meu vestido da final”, publicou.
Além dela, Gabriela Botelha, mineira que carrega a faixa de Sergipe no concurso, confessou ter ficado emocionada ao ver a coroa. “Não consegui segurar, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, passou um filme na minha cabeça nos últimos cinco anos. É a coroa mais linda do universo”, escreveu.
Concurso
A Miss Universo Brasil será eleita no sábado (8). Neste ano, o concurso começa a partir das 19h30 e será transmitido pelo canal oficial da organização no Youtube, além da plataforma SoulTV UMiss, da Net Claro Canal 500 e da TV Meio Norte - que conta com transmissão online.
Pela primeira vez na história, três mães competem pela coroa. São elas: Renata Guerra (Goiás), Gabriela Menezes (Piauí) e Lorena Maia (Maranhão). O feito ocorre após 70 anos de concurso.