Móveis contam histórias e mudam com o passar dos anos. E é isso que uma mostra na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, apresentará para o público em uma exposição com 50 cadeiras de épocas e designers diferentes. As obras são assinadas por Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Flávio de Carvalho, Jorge Zalszupin e outros grandes nomes.
A mostra intitulada “Pioneiros do Design Brasileiro - Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” tem entrada gratuita e estará aberta para visitação até o dia 27 de agosto de 2023. A ação faz parte das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e é feita em parceria com o “Museu da Cadeira Brasileira – MuC” e o evento cultural “Modernos Eternos BH - 2023”.
“No ano em que se celebra os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, as conexões modernistas contempladas nesta mostra, a pluralidade presente na criação das cadeiras, aspectos da trajetória desses pioneiros e as raridades relembradas nos estimulam a compreender nossas raízes e esse legado que se mantém vivo para além de seu próprio tempo”, destaca Massimo Cavallo, presidente da Casa Fiat de Cultura.
As cadeiras englobam um recorte de 60 anos, entre as décadas de 1920 e 1980, e são reedições ou originais. “Revisitar nosso passado e refletir sobre as rupturas trazidas pela modernidade e sua influência transformadora, nos provoca a transpor barreiras, avançando como sociedade. Hoje podemos celebrar este acervo do design realizado no Brasil do século XX nesta exposição, com seus criadores, modernos e eternos”, comenta o curador da exposição, João Caixeta.
Por outro lado, a curadora adjunta, Adriana Dornas, completa que “a cadeira é, antes de tudo, um objeto portador de significados, sendo capaz de despertar as lembranças, revelar status, posições sociais e trabalhar a memória afetiva”.
Mostra
Exposição: “Pioneiros do Design Brasileiro - Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”
Data: até 27 de agosto de 2023
Entrada: gratuita
Horário: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h