Ouvindo...

Versátil: Relembre sucessos de Ivete Sangalo em diferentes ritmos

Cantora baiana é uma das recordistas de vendas na música brasileira e, recentemente, atuou como apresentadora de TV

Recordista de vendas, sucesso de Norte a Sul do Brasil, Ivete Sangalo arrasta multidões em trios elétricos

Ela é a estrela que há mais tempo reina na música brasileira. Recordista de vendas, sucesso de Norte a Sul do Brasil, Ivete Sangalo arrasta multidões em trios elétricos com a mesma gana e força que recebe elogios dos críticos mais elevados, ao cantar sentada em um banquinho com violão ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Não é exagero constatar que Ivete pertence ao panteão das grandes cantoras da música brasileira, numa linhagem que vai de Elis Regina a Maria Bethânia, passando por Daniela Mercury, Nara Leão e Simone.

“Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar]” (música soul, 1971) – Tim Maia

Seguindo a mesma linha e ideologia de Martinho da Vila, o eterno síndico da música brasileira, Tim Maia, despreza em seu poderoso soul “Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar]” o valor do primeiro em relação ao segundo. Nessa ode ao amor e ao desapego, Tim demonstra, mais uma vez, o poder de sua voz e dá mostras do porquê de a sua figura ser, até hoje, uma das mais reverenciadas na música brasileira. Por que sempre colocou a paixão em primeiro lugar, nunca a mesquinharia. A música foi regravada, em ritmo de axé, por Ivete Sangalo e uma pegada mais roqueira por Roberto Frejat. O refrão alegre e descontraído segue como um dos preferidos para embalar festas e comemorações de todo tipo.

“Carro Velho” (axé, 1998) – Ivete Sangalo e Ninha

“Falavam do É o Tchan, e quem não se lembra de ‘Boquinha da Garrafa’? Isso é descartável? A música não toca mais, mas o axé nos rendeu Ivete Sangalo, Asa de Águia, toda uma geração que está aí e teve influência sobre o que se faz de mais ousado na música brasileira hoje, como Baiana System”, sustenta o crítico musical Miranda, falecido em 2018. Dentre os grandes sucessos de Ivete Sangalo figura a carnavalesca “Carro Velho”, parceria com Ninha, lançada pela Banda Eva em 1998. Um estouro que invadiu as ruas da Bahia.

“Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” (balada, 1999) – Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle

Diante de todo esse sucesso de proporções nacionais, Ivete seguiu o caminho natural da carreira-solo e, em 1999, se despediu do grupo que a revelou durante o Carnaval, em um show emocionante sobre o trio elétrico que a levou às lágrimas. Novas alegrias estavam reservadas para a cantora, que, sem jamais abandonar as origens festivas, entregou-se a um repertório mais amplo, realçando a beleza de canções românticas do porte de “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, trilha de novela global...