Ouvindo...

Rolando Boldrin: família disputa direitos autorais da obra do artista

Viúva de cantor teve testamento reconhecido pela Justiça, mas filha e neto adotado legalmente contestam direitos da viúva

Rolando Boldrin ao lado de Patrícia Boldrin

Os filhos do cantor e compositor Rolando Boldrin estão em uma batalha judicial com a viúva do pai, Patrícia Boldrin. A história foi contada pelo Domingo Espetacular, da Record TV, neste domingo.

Vera Boldrin, filha única dele com a cantora Lurdinha Pereira, e Marcus Boldrin, neto que Rolando adotou legalmente quando tinha 12 anos, querem participação nos direitos autorais da obra do artista.

No entanto, de acordo com testamento deixado pelo próprio Rolando Boldrin, Patrícia deve ter controle total sobre os direitos autorais do trabalho do compositor. “Mas isso é injusto. A assinatura é dele, mas foi só um papel que alguém deu para ele e pronto. Ele tinha horror a testamentos”, destacou Vera Boldrin.

A filha de Boldrin disse que o pai sempre a bajulou muito e que nunca teve oportunidade de trabalhar. “Meu pai mesmo dizia que me estragou muito. Eu tive mesada a vida inteira”, completou a filha do compositor.

O neto, Marcus Boldrin, também destaca que Patrícia, última mulher do avó, não participou de toda a obra de Rolando. “Acho injusto colocar todo o legado do pai só a Patrícia. Minha avó foi produtora de todos os discos dele”, completou Marcus.

Segundo a legislação brasileira, metade do patrimônio deixado por uma pessoa morta deve ser destinado aos herdeiros. Com isso, Patricia não poderia ter controle pleno sobre a obra de Rolando, afirmam Vera e Marcus.

Além disso, eles dizem não ter certeza sobre a veracidade do documento porque ele não foi assinado e celebrado na presença deles e de outras testemunhas numa reunião formal.

Ainda não foi para a Justiça

Apesar de questionarem que os direitos autorais estejam totalmente com a viúva Patrícia Boldrin, os filhos de Rolando ainda não acionaram a Justiça. “Temos a esperança de acordo com a Patrícia. O diálogo resolve tudo”, reforça Marcus.

Procurada pela reportagem do Domingo Espetacular, Patrícia Boldrin não quis dar entrevista, mas em e-mail disse que considera que os direitos autorais deixados por Rolando Boldrin não correspondem a 50% da herança deixada por ele.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.