Depois de clássicos das animações Disney, como Aladdin e Rei Leão, receberem versões em live-action, agora é a vez de A Pequena Sereia. O longa que conta a história da princesa Ariel chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (25).
A atriz e cantora Halle Bailey foi escolhida para interpretar Ariel, a sereia que protagoniza o filme. É a estreia da artista nas telonas. Ela também é parte da dupla Chloe X Halle, formada com a irmã mais velha, Chloe Bailey, que também é atriz.
Polêmica sobre Ariel negra
Halle foi anunciada como a personagem principal do longa ainda em 2019. A atriz sofreu uma onda de comentários racistas ao ser escalada para o filme, alegando que Ariel não poderia ser interpretada por uma atriz negra através da hashtag #NotMyAriel (Não é minha Ariel, em português).
A atriz recentemente compartilhou ter ficado surpresa com os comentários, mas que não foi a primeira vez que sofreu racismo. Ela ainda destacou que o ódio experiências familiares ajudaram a lidar com os comentários. “Minha avó costumava ver sua família colhendo algodão e meu avô se lembra de bebedouros ‘somente para brancos’. Quando penso nas experiências horríveis que eles viveram, uma hashtag e ódio online parecem totalmente inconsequentes”, disse em entrevista.
Apesar da polêmica, Halle não é a primeira Ariel negra da Disney. Na série animada sobre A Pequena Sereia, lançada em 1992, Gabriela, uma sereia negra vinda da Costa do Marfim, foi apresentada. A personagem também era surda e se comunicava por linguagem de sinais.
Elenco do live-action
O cantor Harry Styles quase viveu o príncipe Eric na adaptação, mas dispensou a oportunidade para estrelar filmes como “Não Se Preocupe, Querida” e “My Policeman”. O papel acabou indo para o ator britânico Jonah Hauer-King.
A vilã Úrsula é interpretada pela humorista Melissa McCarthy. Os amigos de Ariel, Linguado, Sebastião e Sabidão foram criados por inteligência artificial, mas, na versão norte-americana, são dublados por Jacob Tremblay, Daveed Diggs e Awkwafina, respectivamente.
Trilha sonora
A trilha sonora do filme é assinada por Alan Menken, também responsável pela animação da década de 1990 e por outros sucessos da Disney, como Aladdin. Vale lembrar que a animação de A Pequena Sereia conquistou dois Oscar por Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original pela música Under the Sea (Aqui no mar, na versão brasileira).
Além dos clássicos, como Parte de Seu Mundo, Beije a Moça e Pobres Corações Infelizes, a trilha sonora ganhou novos elementos no live-action. Lin Manuel Miranda, responsável por musicais de sucesso como Hamilton, da Broadway, Moana e Encanto, participou da produção de novas canções inéditas.
O live-action de A Pequena Sereia chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25). Enquanto isso, o público já pode ouvir a trilha sonora completa da versão original, com Halle Bailey e grande elenco.