Ouvindo...

Crimes da vida real: Confira alguns filmes e séries que abordam o tema

Nos últimos anos, o gênero com abordagem policial tem se consolidado como o de maior audiência nas plataformas digitais

Pedro Bial estará à frente do novo Linha Direta, precursor do gênero conhecido como ‘true crime’, ou ‘crimes reais’

Os sucessos das séries baseadas em crimes reais, que, num estrangeirismo indisfarçável, foram chamadas em terras brasileiras de “true crimes”, levaram à reedição do folclórico “Linha Direta”, ícone dos anos 1990 que retornou com Pedro Bial no comando, e que se gaba de ser precursor do gênero. Aproveitamos essa enxurrada de filmes e séries com a temática para relembrar algumas.

“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez”

Com direção de Guto Barra, essa série documental retoma um dos crimes mais chocantes do Brasil, quando o ator Guilherme de Pádua, com ajuda de sua esposa, matou com várias tesouradas a colega de cena Daniella Perez, então com apenas 22 anos, filha da autora da novela na qual atuavam, Gloria Perez. A produção traz depoimentos do viúvo Raul Gazolla, e de outras atrizes e atores, como Cláudia Raia, Fábio Assunção, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar e Wolf Maya. Está disponível na HBO Max.

“O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino?”

Produção da Netflix, esse documentário cheio de tintas sensacionalistas, típico da tradição norte-americana importada para o Brasil, principalmente nos famigerados vespertinos policialescos, acompanha a trajetória incomum de Kai, um mochileiro que, após supostamente salvar uma vítima de atropelamento matando o motorista com uma machadinha, é alçado a celebridade e recebido em consagrados programas de entrevista da TV estadunidense. Porém, a insociabilidade de seu comportamento é um prenúncio de novas tragédias.

“The Act”

“The Act” rendeu indicações ao Emmy para as protagonistas nas categorias melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. A série reconstitui a tenebrosa história de Gypsy, papel de Joey King, uma menina criada como portadora de doenças limitantes por sua mãe, a excêntrica Dee Dee, vivida por Patricia Arquette. Acontece que a história não é bem como parece, e uma reviravolta inesperada leva o espectador a refletir sobre as posições de carrasco e vítima. A série está disponível no Star +. O caso chocou os Estados Unidos.

“Monster: Desejo Assassino”

Esse filme perturbador rendeu a Charlize Theron o Oscar de melhor atriz. “Monster: Desejo Assassino”, retrata a trágica e perturbadora trajetória de Aileen Wuornos. Abusada sexualmente durante a infância pelo avô, ela sofre um estupro e engravida. Expulsa de casa, entra no mundo da prostituição para sobreviver e começa a praticar uma série de assassinatos. As instâncias policiais dos Estados Unidos a identificam como uma assassina em série e pedem a sua condenação à pena de morte. O filme está disponível na Amazon Prime.

“Assédio”

Roger Abdelmassih costumava frequentar a chamada alta sociedade e posar ao lado de celebridades como Hebe Camargo, Roberto Carlos, Pelé e Gugu Liberato. Em 2009, surgiram as primeiras denúncias de que o médico, especialista em reprodução humana, violentava suas pacientes enquanto elas estavam sedadas. Condenado em 2010 a 278 anos de prisão por 52 estupros e quatro tentativas a 39 mulheres, ele teve sua sinistra história contada na série “Assédio”, disponível na Globoplay, em que Antonio Calloni interpreta o protagonista criminoso.