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Mattel lança Barbie que representa pessoas com síndrome de down

Marca quer trazer mais representatividade e inclusão para os brinquedos

A empresa Mattel lançou a primeira Barbie com Sindrome de Down nesta terça-feira

As bonecas são objetos importantes que ajudam a socialização e a criatividade das crianças. A fim de trazer mais representatividade e inclusão para a marca, nesta terça-feira (25), a Mattel anunciou a primeira Barbie com Síndrome de Down.

A empresa informou que a boneca foi criada para que mais crianças possam se sentir representadas pelo brinquedo, além de trazer uma discussão sobre as diferenças. “A boneca Barbie com síndrome de Down tem como objetivo inspirar todas as crianças a contar mais histórias por meio da brincadeira”, explicou a Mattel em comunicado.

A nova linha da Barbie Fashionista foca na diversidade e traz para o mercado bonecas de diferentes tipos de corpos, tons de pele e tipos de cabelo. O brinquedo com Síndrome de Down foi criado com a colaboração da National Down Syndrome Society (NDSS). “Isso significa muito para nossa comunidade”, explica Kandi Pickard, presidente e CEO da National Down Syndrome Society. “Nós nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo em direção a inclusão”.

A boneca vem com um vestido estampado com flores amarelas e azuis, que são as cores que representam a comunidade das pessoas com Síndrome de Down. “O colar com pingente rosa da boneca com três chevrons (setas) para cima representa as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. Os três chevrons, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e destinam-se a representar ‘os poucos sortudos’ que têm alguém com síndrome de Down em sua vida”, explica Pickard.

Os acessórios da boneca também trazem algumas das ferramentas que podem ser utilizadas pelas pessoas com a trissomia do cromossomo 21. A Barbie vem com uma órtese cor-de-rosa e um tênis com zíper.

(Sob supervisão de Patrícia Marques)

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento