A jornalista Glória Maria, morta no dia 2 de fevereiro deste ano, foi imortalizada pelas mãos de Eduardo Kobra, artista conhecido pelas cores marcantes e formas geométricas que usa em seus murais e telas.
O rosto marcante da jornalista está em destaque na obra “Eternamente Glória”, que tem 4 metros de altura. Nas mãos, a jornalista segura um globo terrestre. Kobra explica a representação que escolheu:
Ela tinha o planeta nas mãos. Ela se conectou com o mundo como poucas pessoas e trouxe isso para nós”, diz Kobra, que foi um dos entrevistados da longa carreira de Glória Maria.
O mural colorido foi feito a pedido do Fantástico, programa da Globo que teve Glória Maria na equipe durante anos. O artista concluiu a obra em apenas 15 horas de trabalho e usou pelo menos 100 latas de spray diferentes para criar as combinações de cores presentes na tela.
A partir deste sábado (11), a obra está exposta no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro. A visitação é livre e gratuita e vai até dia 11 de março.
Eduardo Kobra
Kobra é um dos mais importantes muralistas da atualidade. Nasceu em 1975 no Jardim Martinica, um bairro pobre da zona sul de São Paulo. Ele começou a desenhar em muros de forma clandestina, como pichador.
É dele o mural “Etnias”, pintado no Rio de Janeiro pra os Jogos Olímpicos de 2016. São 2,5 mil metros quadrados de multa, o que o tornou detentor do recorde de maior mural grafitado do mundo. Em 2017, ele superou a própria marca, pintando uma obra em homenagem ao chocolate, em paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, em São Paulo.
Eduardo Kobra tem murais espalhados nos 5 continentes. Ele segue morando no Brasil, em São Paulo, onde fica seu ateliê.
Serviço
Tela “Eternamente Gloria”, do artista Kobra
Muhcab - Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa - Rio de Janeiro / RJ
De 11/02/2023 a 11/03/2023
Quarta a sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita, classificação livre