Ouvindo...

Aeroporto do Galeão, no Rio, ‘contrata’ cabra para ajuda a capinar pistas

Cabra Estrela, conhecida como “baby bode”, fará companhia a gaviões, falcões e um cachorro na “equipe de funcionários”

Estrela começou a trabalhar no Aeroporto do Galeão neste mês de outubro

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, no bairro Galeão, no Rio de Janeiro, passou a contar com um novo funcionário neste mês de outubro. Uma cabra foi “contratada” para ajudar no aparo da vegetação que se desenvolve no entorno do terminal.

Estrela, que carinhosamente é chamada de “baby bode”, é o primeiro animal da espécie a “trabalhar” em um aeroporto brasileiro. Segundo o RIOgaleão, que administra o local, a expectativa é “diminuir o impacto ambiental durante a manutenção das vegetações, já que reduzirá o consumo de combustíveis pelos veículos motorizados responsáveis pelo corte da grama”.

“Temos registrado excelentes resultados com a atuação dos animais em nossos programas de Manejo de Fauna e Vegetação. Entre 2015 e 2022, identificamos uma redução de 48% do número de incidentes do aeroporto. Por isso, estamos muito felizes com a chegada da Estrela no nosso time. Com certeza ele irá reforçar a nossa atuação em prol da segurança do aeroporto e desempenho ambiental”, afirma Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do RIOgaleão.

Agora, Estrela fará parte da equipe que já conta com os gaviões Radar e Kaká; os falcões Árya, Minerva e Ravena; e o cachorro Hammer, resgatado em março de 2020 e treinado para ajudar no afugentamento de aves e demais animais que possam prejudicar a operação aeroportuária.

O trabalho é feito em parceria com a Radar Soluções Ambientais, que inclui biólogos, engenheiros agrônomos e veterinários para garantir o sucesso da operação. A atuação dos profissionais é diária, e feito de acordo com a orientação da concessionária e da torre de controle, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.