María Salud Ramírez Caballero, mais conhecida como “Mamá Coco”, morreu aos 109 anos nesse domingo (16). A “abuelita” do pequeno Miguel, que protagoniza o filme da Disney “Viva: A Vida é uma Festa”, interpreta uma idosa com Alzheimer que emocionou fãs de animação em todo o mundo. O filme, inclusive, ganhou um Oscar na categoria “Melhor Animação”.
A morte de María foi confirmada pelo secretário de Turismo de Michoacán, Roberto Monroy. Segundo o Mexico Daily Post, a idosa faleceu em Purépecha, Santa Fe de la Laguna, em Michoacán.
Nas redes sociais, Roberto Monroy desejou condolências à família de María. “Lamento profundamente a morte de Dona María Salud Ramírez Caballero, ‘Mamá Coco’, uma mulher incansável e um grande exemplo de vida e que foi uma inspiração para esta querida personagem que deu a volta ao mundo”, disse.
De acordo com os moradores de Santa Fé de la Laguna, a idosa foi fotografada pelo produtor do filme em uma praça e a usou como inspiração para a história que aborda o festival do “Dia de Los Muertos”.
Veja: