Ouvindo...

Times

Orquestra Ouro Preto mistura frevo e maracatu com instrumentos clássicos

Apresentação mistura percussão e música de concerto neste domingo (18), às 11h, no Sesc Palladium

Imagine misturar maracatu, samba, frevo, capoeira e outros ritmos com o som de uma orquestra? Essa é a proposta do concerto “Ritmos Brasileiros”, parceria da Orquestra Ouro Preto com o duo Desvio para celebrar a riqueza dos ritmos do nosso país. Serão apresentadas releituras inéditas, baseadas no disco de mesmo nome que será lançado e vendido após o espetáculo, marcado para 18 de setembro, às 11h, no Sesc Palladium.

Com composições assinadas pelo Desvio, duo dos percussionistas, as faixas têm os nomes dos ritmos que as inspiram, como “Roda”, “Bloco” e “Nação” que trazem variações do coco de roda, frevo de bloco e maracatu nação, típicos de regiões do nordeste brasileiro. Destaque para a composição inédita “Concerto para dois pandeiros e orquestra”. “São novas possibilidades sonoras e técnicas para o pandeiro, instrumento emblemático da cultura brasileira”, ressalta Gorosito.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, idealizador do projeto, a Orquestra Ouro Preto aposta mais uma vez na experimentação do inédito para surpreender e emocionar o público. “Esse nosso encontro com o Desvio fala sobre ritmos brasileiros distintos, seculares e contemporâneos que perpassam diferentes origens e celebram um patrimônio que carrega um importante legado dessa musicalidade em seu cerne”, disse.

Plataforma virtual utiliza recursos de games

Além de ouvir as canções em todas as plataformas de streaming e também na apresentação ao vivo do concerto, o público pode conferir os diversos instrumentos utilizados no disco em uma plataforma virtual que utiliza recursos de games, realidade aumentada e visualização em 3D para aumentar a imersão ao universo do disco.

A proposta é fazer com que o público se sinta no centro da Orquestra em um clipe em três dimensões. O site https://www.orquestraouropreto.com.br/site/ ainda traz informações sobre a origem e funcionamento dos instrumentos e os ritmos contemplados.

Serviço

Orquestra Ouro Preto e Desvio - Ritmos Brasileiros

Data: 18 de setembro de 2022, domingo

Horário: 11h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75684/d/153211

Os ingressos custam entre R$ 15 e R$ 30.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais