Começa nesta quinta-feira (14) a sétima edição do Circuito Urbano de Arte (Cura) na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. Desta vez, o festival retoma suas origens e promove uma programação cultural junto à pintura de mais três empenas (parte lateral de um prédio).
“Saímos da rua Sapucaí para chegarmos na Praça Raul Soares. A última edição teve como objetivo exaltar o Rio Amazonas e toda nossa curadoria foi feita em torno do elemento Água. Agora, chegamos em terra firme e vamos falar do elemento Terra”, disse uma das idealizadoras do projeto, Priscila Amoni, uma das idealizadoras e curadoras do festival, ao lado de Janaina Macruz e Juliana Flores.
As novas pinturas vão colorir o edifício Copacabana, na Praça Raul Soares; o edifício Roma, que fica Avenida Paraná, 466, e o edifício Rochedo, localizado na rua Goitacazes, 470.
O edifício Rochedo ganhará cor a partir do coletivo artístico Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por meio das criações, o grupo recupera a cultura, história e memória do movimento.
“Fomos convidadas para fazer uma oficina no MST para compartilharmos nosso conhecimento sobre espaço público. Tivemos uma experiência transformadora e descobrimos artistas”, disse Priscila.
Sueli Maxakali dará vida à empena do edifício Roma, compartilhando sua cultura em uma área de mais de 600m² e afirmando a luta pelos direitos dos povos originários.
Já Pedro Neves vai estampar o edifício Copacabana e deixar nos 433.75m² as marcas de quem cresce junto e por meio da terra.
As novidades vão integrar as 18 empenas que estão na região do Hipercentro da capital mineira. Outras quatro estão na região da Lagoinha.
Como um projeto cultural de arte pública, o Cura tem o intuito de reafirmar a vocação fundamental da rua como espaço de convívio, de debate, de expressão criativa e de exercício da cidadania
A programação cultural ocorrerá a partir do dia 21 de setembro com djs, apresentações de dança e intervenções. A atração principal fica por conta de Mateus Aleluia no dia 26. Confira a programação completa:
15 a 24 de setembro
Pinturas e instalações 16h20 às 22h Exposição instalação “Levante” de Selma Calheira (BA) Pintura empenas Pedro Neves (MG), Sueli Maxakali (MG) e MST (Brasil)
21 de setembro (quarta-feira)
16h20 às 22h 16h20 às 22h
Lançamento da Loja CURA com House of Cabal: desfile e apresentação do espetáculo PINK GARDEN
22 de setembro (quinta-feira)
16h20 às 18:30h - DJ Pelas
18:30h às 20h - Lançamento Catálogo CURA com a mesa “CURA e a cidade”, com Binho Barreto, Felipe Thales, Carol Jaued, João Perdigão e Flaviana Lasan. Mediação Roberto Andrés.
20h às 22h - DJ Kingdom
23 de setembro (sexta-feira)
16h20 às 22h - Becks apresenta Pedro Pedro e João Nogueira
24 de setembro (sábado)
16h20 às 22h - Xeque Mate apresenta Lázara e Jambruna
25 de setembro (domingo) - encerramento
10h às 22h - Espaço CURA - arte, comida e agroecologia/parceria MST
10h às 14h - DJ Palomita
14h às 15h - Performance Solsticio: Dança para o amanhã
15h às 18h - DJ Pat Manoese
18h às 19h - Show Mateus Aleluia
19h às 22h - DJ Rico Jorge
Serviço
Circuito Urbano de Arte 7ª edição
Data: de 14 a 25 de setembro
Local: Praça Raul Soares, Centro de BH
Informações: