Ouvindo...

Você se lembra? Pior restauração da história completa dez anos

Em setembro, Cecilia Gimenez receberá uma homenagem da prefeitura. A uma TV local, apesar da saúde frágil aos 91 anos, disse que “fez com carinho”

Em setembro, Cecilia Gimenez receberá uma homenagem da prefeitura

Há dez anos, Cecilia Gimenez, então com 81 anos, entrava para a história da arte. Frequentadora da Paróquia de Borja, cidade de 5 mil habitantes na Espanha, a idosa “restaurou” o quadro Ecce Homo, de Elias Garcia Martinez, pintado em 1930 e exibido na igreja local.

Sem dominar técnicas de pintura e restauro, mas cheia de “boa-fé", Cecilia fez as correções a sua maneira e virou meme mundial. Com a repercussão, a idosa caiu em depressão e foi acusada de vandalismo e ridicularizada. A história foi revelada pela BBC.

No entanto, a pintura restaurada se tornou mais famosa que a original e virou ícone pop, com reproduções em camisetas, quadros, chaveiros e inspirou até uma ópera. Cecilia, então, se transformou em uma estrela local.

Em setembro, Cecilia Gimenez receberá uma homenagem da prefeitura. A uma TV local, apesar da saúde frágil aos 91 anos, disse que “fez com carinho” e que “voltaria a tentar reparar o Ecce Homo”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.