Ouvindo...

Rionegro & Solimões marcam presença no Arraial de Belo Horizonte neste fim de semana

O cantor Léo Magalhães será uma das atrações

Rionegro & Solimões marcam presença no Arrial de Belo Horizonte neste fim de semana

A 43° edição do Arraial de Belo Horizonte terá, neste final de semana, a presença dos cantores Léo Magalhães e Rionegro & Solimões. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Instituto Periférico, a festa reabre o calendário de eventos públicos na cidade.

Neste sábado (6), a festa começa a partir das 14h30, com as apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual. Logo após, às 19h, é a vez das quadrilhas do Grupo Especial do Concurso Municipal encherem os tablados de criatividade e alegria. No palco, a partir das 23h30, o show será com o cantor sertanejo Léo Magalhães, intérprete do hit “Locutor”.

No domingo (7), será a vez da dupla Rionegro e Solimões, com os sucessos “Na Sola da Bota” e “O Frio da Madrugada”. Haverá, também, apresentações das quadrilhas do Concurso Estadual e do Grupo Especial do Concurso Municipal.

“O retorno do Arraial mostrou que Belo Horizonte tem potencial de ser uma cidade cada vez mais feliz. Ficamos muito animados e satisfeitos com o resultado. Presenciamos uma Praça da Estação alegre, com uma cultura junina viva e pulsante. E voltamos nesse fim de semana com a tradição das quadrilhas, além da nossa reconhecida gastronomia mineira e os shows sertanejos que irão animar belo-horizontinos e turistas”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. A entrada no evento é gratuita, não sendo necessária a retirada de ingressos.

Concurso de Quadrilhas

As 14 quadrilhas do Grupo de Especial do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. As quatro últimas colocadas nesta edição passam a compor o Grupo de Acesso. As seis melhores do Grupo de Acesso foram promovidas ao Grupo Especial. Para saber as quadrilhas classificadas, acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A apuração do Grupo Especial ocorrerá no dia 9 de agosto, no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

Gastronomia

O Arraial de Belo Horizonte terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Foi montada uma Vila Gastronômica nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. No espaço, alunos de cinco universidades de Gastronomia comercializam as receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.

Em parceria com a Abrasel, foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que vendem pratos com receitas juninas até o dia 14 de agosto.

Raio-X do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte 2022

O Arraial de Belo Horizonte reuniu cerca de 35 mil pessoas nos três primeiros dias na Praça da Estação, entre 29 e 31 de julho. Para garantir a segurança do público presente, 206 servidores da Guarda Municipal somaram esforços aos mais de 400 policiais militares para atuação durante o evento. Além disso, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) reforçou seu efetivo com a montagem do Posto de Comando e realizou o monitoramento de imagens da Praça da Estação, seus arredores e gestão das ocorrências integradas do evento.

Três ocorrências foram registradas pela Guarda Municipal e, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), houve redução em 59% de roubo e furtos no entorno do evento em relação ao mesmo período em 2019.

Para atuar no trânsito e garantir a mobilidade das vias ao entorno do evento, a BHTrans empenhou 20 agentes. Além de segurança e organização, o Arraial também contou com 35 garis, três caminhões pipas, 1 caminhão compactador de lixo e cinco básculas (balanças para grandes volumes) para a limpeza: foram recolhidos mais de 17 mil quilos de lixo.

Arraial de Belo Horizonte

O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 na madrugada de sábado para domingo e até 00h30 na madrugada de domingo para segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.

Mais informações no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022