Ouvindo...

Times

Eleições 2024: grupo de Marcelo Aro retoma controle do PRTB em meio a disputa com Gabriel Azevedo

Novo presidente do diretório municipal do PRTB, Leonardo Gusmão, é ligado ao grupo conhecido como ‘Família Aro’

Alvo de uma disputa judicial desde o início de abril, o comando do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) voltou ao grupo do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP). Ele disputa o controle do diretório municipal do partido com o presidente da Câmara de BH, o vereador Gabriel Azevedo (MDB).

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a mudança na presidência do diretório em BH. O cargo que era ocupado pelo assessor de Gabriel, Guilherme Barcelos, mais conhecido como Papagaio, passou para Leonardo Silveira Gusmão, que é assessor da mãe de Marcelo Aro, a vereadora Professora Marli.

Leonardo Gusmão também foi assessor parlamentar de Marcelo Aro entre julho de 2019 e agosto de 2021, quando Aro era deputado federal.

Aro e Gabriel disputam o comando do partido desde abril, quando aconteceram várias trocas na presidência do diretório municipal do PRTB.

O controle do partido é considerado importante por chapeiros e articuladores políticos que estão montando as chapas para a disputa eleitoral. Na prática, uma sigla a mais representa um espaço maior para lançar candidatos para a disputa na Câmara de BH.

Veja mais: PRTB tem vaivém de presidentes ligados a Gabriel e Aro, e muda comando pela 2ª vez em 24h

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com Gabriel Azevedo e com Guilherme Barcelos, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais