O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a Minas Gerais na próxima semana para dar continuidade a uma série de eventos políticos visando as eleições municipais de 2024. Há um mês, ele participou de atos de lançamento de pré-candidaturas de políticos de seu partido em cidades do Triângulo Mineiro. Agora, é a vez de apoiar correligionários em Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis. A previsão é de que Bolsonaro cumpra agendas políticas nas três cidades em menos de 24 horas.
Aliados do ex-presidente no estado trabalham com duas alternativas. A primeira é que ele desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, pouco depois de meio-dia e fazer encontros políticos em um almoço na capital mineira. Outra possibilidade é que ele desça no aeroporto no final da tarde e, dessa forma, seguiria direito para Contagem, na região metropolitana.
Lançamento de pré-candidatura do PL em Contagem
O primeiro compromisso de Bolsonaro será o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Cabo Júnio Amaral (PL) na disputa pela Prefeitura de Contagem. O parlamentar confirmou, à Itatiaia, que também aguarda a presença de nomes como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), senador Cletinho Azevedo (Republicanos) e o deputado estadual Bruno Engler (PL), entre outros correligionários.
Evangélico, Cabo Júnio Amaral irá lançar a pré-candidatura, às 19h30, na Comunidade Cristã Recomeçar, no bairro Novo Eldorado. A expectativa é que 2.000 pessoas compareçam ao evento, que será limitado à lotação da instituição religiosa.
Amaral deve concorrer, nas urnas, com a atual prefeita Marília Campos (PL), que, se vencer, chegará ao 4º mandato no comando da cidade da região metropolitana. O deputado federal Felipe Saliba (PRD) é outro pré-candidato confirmado na cidade.
Lançamento da pré-candidatura de Bruno Engler em BH
Após a agenda em Contagem, Bolsonaro retorna para Belo Horizonte. No sábado (11), às 10h da manhã, o ex-presidente é esperado para o lançamento da pré-candidatura deputado estadual Bruno Engler (PL) à PBH. O evento será aberto ao público e o parlamentar espera receber 5.000 pessoas em evento que será realizado no Centerminas. Os portões estarão abertos a partir das 09h da manhã.
No ano passado, o ex-presidente chegou a chamar o correligionário de “futuro prefeito” da cidade. A disputa por BH já tem mais de dez nomes que se lançaram como pré-candidatos.
Reunião com apoiadores em Divinópolis
Ainda no sábado, Jair Bolsonaro seguirá para Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, para se reunir com apoiadores. Durante a visita à cidade, governada por Gleidson Azevedo (Novo), é possível que o ex-presidente também participe de evento de lançamento de sua pré-candidatura. Fontes ligadas à direita de Divinópolis disseram a Itatiaia que os detalhes finais estão sendo acertados e serão divulgados em breve.
Se for disputar a reeleição, Gleidson irá enfrentar a pré-candidata Laiz Soares (PSD) — apoiada pela deputada estadual Lohanna França (PV).