Ouvindo...

Times

Prazo para regularizar título de eleitor está perto do fim, veja como fazer

Nesta segunda (8) terminam prazos para quem não tem biometria, até 8 de maio há outros prazos

A pouco menos de 6 meses das eleições municipais de 2024, prazos importantes para os eleitores vencem hoje, 8 de abril, e também daqui um mês, em 8 de maio.

Quem ainda não tem o cadastro biométrico e vai tirar o título de eleitor pela primeira vez ou vai transferir o título tem até hoje para fazer isso pela internet. Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral para ser atendido e poder votar nas eleições municipais de outubro.

É que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, esse é o prazo para iniciar o processo de ou fazer alterações no título biométrico se encerra hoje.

Jovens que desejam tirar o título de eleitor também devem iniciar o processo online até o dia 8 de abril.

Para quem já tem a biometria cadastrada, o prazo vai até dia 8 de maio.

Leia também

Atendimento reforçado

Para facilitar o atendimento na reta final na capital mineira, o TRE-MG oferece dois novos locais de atendimento:

  • Câmara Municipal (Av. Churchill nº 505, Santa Efigênia) - agendamento necessário (site do TRE ou Disque-Eleitor 148)
  • BH Resolve (Rua Caetés nº 342, centro) - atendimento por ordem de chegada

Outros três postos da Justiça Eleitoral também oferecem o atendimento. São as Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs), que funcionam nos seguintes endereços em BH:

  • Avenida do Contorno, 7038, Lourdes
  • Rua Padre Pedro Pinto, 4946, Mantiqueira/Venda Nova
  • Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro

Também foi feita a ampliação do horário de atendimento nos cartórios de Belo Horizonte, que será de 8 às 17 horas. Para saber os horários de funcionamento dos cartórios no interior de Minas, basta ligar no Disque-Eleitor, no telefone 148.

Para ser atendido em qualquer cartório eleitoral é preciso levar:

  • Documento oficial de identidade com foto - exceto carteira de motorista
  • Comprovante de endereço
  • Para homens que vão tirar o primeiro título de eleitor é preciso levar comprovante de quitação militar (homens que completam 19 anos em 2024)

O eleitor pode ser atendido em qualquer cartório eleitoral ou posto provisório do estado, independente do município onde vota. Além do alistamento, transferência ou revisão dos dados do cadastro, pode ser feita a coleta biométrica.

Fechamento do cadastro

Entre os dias 9 de maio a 5 de novembro, o cadastro eleitoral ficará fechado. Isso quer dizer que quem tiver pendências e não regularizar a situação eleitoral antes disso não poderá votar nas eleições municipais deste ano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais