Descontos no Desenrola Fies podem chegar a 99%; saiba quem pode participar
Negociações do Desenrola Fies começam nesta quarta-feira (13)

As negociações do Desenrola Fies começam nesta quarta-feira (13). A oportunidade é para estudantes com atrasos no pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com contratos firmados até 2017 e com as dívidas em fase de amortização em 4 de maio deste ano.
O desconto pode chegar a 99%. Os interessados devem aderir à nova etapa de renegociação de dívidas até 31 de dezembro, por meio dos canais digitais do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
As condições de renegociação variam conforme o perfil do estudante e o tempo de atraso no pagamento.
Condições para cada situação da dívida
Débitos vencidos há mais de 90 dias:
- Pagamento à vista: desconto total dos encargos e redução de até 12% do valor principal.
- Parcelamento: até 150 parcelas mensais, com perdão de 100% em juros e multas.
Estudantes inscritos no CadÚnico (em situação de vulnerabilidade social), com débitos vencidos há mais de 360 dias:
- Desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, para quitação integral.
Demais estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias:
- Possibilidade de liquidação com desconto de até 77% do valor total consolidado, incluindo o principal.
Como renegociar
- Acesse o canal digital (aplicativo ou portal): entre 13 de maio e 31 de dezembro de 2026, acesse o aplicativo do banco onde o seu contrato foi firmado (Caixa ou Banco do Brasil). O processo digital é o caminho mais rápido e evita deslocamentos.
- Solicite a adesão: pelo próprio aplicativo, selecione a opção de renegociação do Fies e verifique a modalidade disponível para o seu perfil de dívida.
- Valide os termos: leia e aceite o termo aditivo eletronicamente. Caso haja necessidade de assinatura de fiadores, o sistema indicará como proceder.
- Efetue o pagamento da entrada: gere o boleto ou autorize o débito da parcela de entrada diretamente pelo aplicativo para validar sua adesão.
- Acompanhe a regularização: após a confirmação do pagamento, a retirada do nome do estudante e dos fiadores dos cadastros de inadimplentes ocorre automaticamente, com a atualização do cronograma de pagamento.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



