A Polônia está na grande final da Liga das Nações de vôlei masculino. Neste sábado (22), a equipe bateu o Japão por 3 sets a 1 (19/25; 28/26; 25/17; 25/21) e se classificou para disputa do título. A partida foi disputada em Gdansk, na Polônia. A equipe espera o vencedor da outra semifinal entre Estados Unidos e Itália.
O grande destaque foi o ponteiro León. O cubano naturalizado polonês marcou 23 pontos na partida e puxou a equipe polonesa. Do lado do Japão, o maior pontuador foi Ishikawa, que anotou 21 pontos.
O Japão começou muito bem a partida e conseguiu impor suas características. Com bastante esforço defensivo e um bom volume de jogo, fechou a parcial em 25 a 19. O segundo set foi o ponto de virada do jogo. A parcial foi muito disputada e as equipes chegaram na reta final empatadas.
Os japoneses chegaram a ter chance de fechar a parcial e abrir 2 a 0 no jogo, mas a Polônia se recupreou e fechou a parcial em 28 a 26. A partir disso, passou a dominar o jogo e venceu os sets seguintes sem muitas dificuldades.
A Polônia nunca foi campeã da Liga das Nações. A final será disputada neste domingo (23), às 15h (de Brasília.