Líder absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro com 66 pontos, o Vitória poderá sacramentar, no próximo domingo (12), diante do Novorizontino, em Novo Horizonte, não apenas o acesso à elite nacional. Mas também o título da Segunda Divisão. Para isso, o cenário é factível.
O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta o Leão com 99,99% de chance de acesso. Ou seja, apenas uma combinação de resultados mirabolantes tiraria o Vitória da Primeira Divisão em 2024. Cenário similar ao do título, cuja probabilidade de taça é, conforme aponta a UFMG, de 96%.
Após empates os dois últimos jogos em casa, contra o Juventude e o Vila Nova, o Vitória depende apenas de si para materializar o acesso diante do Novorizontino. Para isso, a conta é simples: basta empatar. Com 67 pontos, a equipe comandada pelo técnico Léo Condé garante o acesso em 100%.
Para o título, é preciso vencer o Novorizontino. Porém, a comemoração do troféu não viria de pronto: será necessário torcer para que o Criciúma não vença o Guarani, no Brinco de Ouro, na terça-feira (14).
Com um empate, precisará torcer para uma combinação maior de resultados:
Derrota do Criciúma diante do Guarani;
Tropeço do Juventude diante do ABC, em Natal;
Empate entre Sport e Atlético-GO, na Ilha do Retiro.
Independentemente de os resultados acontecerem ou não nesta 35ª rodada, dificilmente o Leão perderá a chance de conquistar o inédito título da Série B. Para se ter uma ideia da vantagem rubro-negra, o segundo time com mais chances de título, de acordo com a UFMG, é Criciúma, com 1,5% de possibilidade.