Vanderlei Luxemburgo era o técnico, Germán Cano estava no time, e marcando, o clube não havia se transformado em SAF, a pandemia de Covid-19 assombrava a todos e os torcedores não podiam frequentar os estádios para evitar que o contágio se espalhasse.
Esse era o contexto da última vez que o Vasco esteve no estádio de São Januário pela Série A do Campeonato Brasileiro, mais de dois anos atrás. Nesta segunda-feira (1), às 20h, o time volta a sua casa pela competição para enfrentar o Bahia, pela terceira rodada. No primeiro jogo como mandante no torneio, o Vasco recebeu o Palmeiras no Maracanã, há oito dias.
Uma vitória confirmará os cariocas na parte de cima da tabela, após um triunfo e um empate nas duas primeiras rodadas. Já os baianos precisam dos três pontos para tentar se afastar da zona do rebaixamento após derrotas nos dois primeiros confrontos.
Era 25 de fevereiro de 2021 quando o Vasco venceu o Goiás por 3 a 2 em São Januário. O resultado não adiantou nada: o time empatou em pontos com o Fortaleza, 41, mas o saldo de gols dos cearenses era melhor, o que decretou o rebaixamento vascaíno para a Série B.
O clube até tentou usar o tapetão para ficar na Série A, acionando a Justiça para ganhar pontos de uma derrota para o Inter que, para os vascaínos, teve problema no VAR. Nada feito e o retorno para a elite só ocorreu em 2022, ou seja, após duas participações seguidas na segunda divisão.
Em 2023, o Vasco já foi eliminado na Copa do Brasil dentro de São Januário, para o ABC-RN. Mas ter sua casa em condições para disputar a elite nacional é importante para o clube, mesmo que haja insistência da direção em ter também a concessão do Maracanã, que hoje está com Flamengo e Fluminense. A ideia é poder mesclar partidas nos dois estádios, a depender do tamanho de cada confronto.
Para reestrear em sua casa na elite nacional, o Vasco de Barbieri terá Andrey Santos, volante emprestado pelo Chelsea-ING e que em breve viajará com a Seleção Brasileira Sub-20 à Argentina para disputar o Mundial da categoria. No ataque, Pedro Raul é esperança de gols.
No Bahia, o técnico Renato Paiva tem recebido críticas de torcedores e da imprensa local por insistir no esquema com três zagueiros, o que deve ser mantido para São Januário. Ademir provavelmente começará novamente no banco de reservas, com Everaldo e Biel no ataque.
Vasco x Bahia
Vasco
Léo Jardim; Pumita, Léo, Robson e Lucas Piton; Rodrigo, Jair, Andrey Santos e Gabriel Pec; Alex Teixeira e Pedro Raúl. Técnico: Maurício Barbieri
Bahia
Marcos Felipe; Kanu, Gabriel Xavier e Rezende; Jacaré, Acevedo, Yago Felipe, Cauly e Chávez; Everaldo e Biel. Técnico: Renato Paiva
Motivo: jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 1º de maio de 2023, às 20h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza-SP
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa (ambos de SP)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-RS
Transmissão: SporTV e Premiere