A diretoria do Ceará não gostou da chamada produzida pelo SBT para a final da Copa Sul-Americana, que terá o rival Fortaleza em campo no dia 28 de outubro, contra a LDU-EQU, no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, no Uruguai.
No vídeo que anuncia a transmissão da partida para todo o Brasil, a partir das 17h (de Brasília), o texto, em formato de cordel, cita as vitórias do Fortaleza para chegar a decisão.
Só que em um momento faz referência à rivalidade com o Ceará, dizendo que “o nome do Estado, é melhor evitar, afinal lá não tem adversário para mim”. A direção do Vozão avalia que houve desrespeito à instituição neste trecho.
Por meio das redes sociais, na noite desta quinta-feira (19), o departamento de comunicação do Vozão escreveu que repudiava a maneira como foi retratado na chamada, mas citava o desagrado à afiliada do SBT no Ceará, a TV Jangadeiro, e ao programa Futebolês, carro chefe do esporte na emissora.
A reclamação acabou virando meme na internet, principalmente com torcedores do Fortaleza ironizando e lembrando que o Ceará, em materiais institucionais, costuma se referir à cidade de Fortaleza como Capital do Ceará, para não citar o nome do adversário.
Nesta sexta (20), a reclamação se transformou em proibição de profissionais do Sistema Jangadeiro, que engloba a TV, rádio e portal, de frequentarem eventos na sede do clube.
A nota, publicada em rede social, diz que “o Ceará S.C reconhece e apoia o importante trabalho da imprensa, desde que preservados o respeito, a isonomia e a imparcialidade. O Alvinegro agradece pelos serviços prestados pelo Sistema Jangadeiro, mas, por ora, abre mão da cobertura esportiva desta emissora, inclusive nas dependências da nossa instituição”
A propaganda, entretanto, foi elaborada pela matriz do SBT, em São Paulo, sem qualquer participação da afiliada. Também em nota, o Sistema Jangadeiro disse que “tem a ética e o respeito como um de seus valores, e isso reflete no conteúdo editorial. Que ficou surpreendida pelo tom da nota do Ceará por uma peça que promove o esporte e que não menospreza adversários. E que da mesma maneira que vibrou com as conquistas do Ceará na Copa do Nordeste, torcerá para que o Fortaleza, na tela da Jangadeiro/SBT, celebre a conquista da Copa Sul-Americana”
O Ceará, que não conseguirá o acesso para a Série A em 2024, vive crise por causa do mau desempenho na Série B. Boa parte da diretoria foi dissolvida recentemente e os departamentos estão em fase de remontagem, já pensando na próxima temporada.