Ouvindo...

Colunista detona Javier Tebas e La Liga após caso de racismo: ‘coniventes’

Rodrigo Mattos criticou patrocinadores e defendeu um boicote financeiro ao Campeonato Espanhol

Javier Tebas minimizou os ataques ao atacante brasileiro

Após os atos racistas contra Vinícius Júnior durante a partida do Real Madrid contra o Valencia neste domingo (21), o colunista da UOL Rodrigo Mattos detonou o presidente da La Liga, Javier Tebas e o torneio.

Para o colunista, tanto o presidente da La Liga quanto o próprio campeonato não querem soluções para o problema. Essa não é a primeira vez que o atacante brasileiro é alvo de ofensas racistas em campo. “Tebas e sua La Liga não querem uma solução. Já lhe foram dadas seguidas chances para reagir ao racismo. Foram coniventes, fingiram não ver o tamanho do problema. É quase uma convicção”, escreveu.

Mattos cobrou ações do Campeonato Espanhol e de órgãos espanhóis. Diante das várias ofensas sofridas pelo jogador, segundo o colunista, nada de eficiente foi feito. “Há um fechamento de um setorzinho de estádio aqui, multas, advertências e hashtags. Tanto não é eficiente que as manifestações racistas contra o brasileiro só aumentam”, argumentou.

Para finalizar, o jornalista questionou patrocinadores sobre o apoio a um torneio “conivente com o racismo” e defendeu um boicote financeiro à La Liga. “Faz sentido assistir a um campeonato conivente com o racismo? O que as empresas apoiadoras da La Liga tem a dizer sobre os gritos de macacos contra Vinicius Jr.? O Santander entende ser ok ver sua marca associada a cânticos abertamente racistas? Fará algo além de hastags de marketing ou repostas de relações públicas? Isso vale no mundo todo”

Leia mais

Entenda o caso

Vini Jr foi, novamente, alvo de ofensas racistas nesse domingo (21), durante a partida contra o Valencia, válida pela 35ª rodada da La Liga. Aos 27 minutos da segunda etapa, torcedores do Valencia começaram a gritar “Mono” (macaco, em espanhol) e o jogo foi paralisado. Cerca de oito minutos depois, a partida foi retomada.

No fim do confronto, após provocações de jogadores do Valencia, Vinícius acabou expulso por se desentender com o atacante Hugo Duro. Essa não foi a primeira vez que o craque brasileiro foi alvo de racismo no Campeonato Espanhol.

Personalidades do esporte demonstraram apoio ao jogador, que se manifestou nas redes sociais logo após o jogo. Em resposta ao jogador, o presidente da La Liga, Javier Tebas, minimizou os ataques ao craque.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.