Um grupo de ativistas climáticos interrompeu a partida de tênis de Wimbledon entre Grigor Dimitrov e o japonês Sho Shimabukuro, nesta quarta-feira (5). Um homem e uma mulher vestidos com a camisa ‘Just Stop Oil’ (apenas parem com o petróleo, em português), invadiram a quadra e espalharam confetes e peças de um quebra-cabeça.
O homem sentou de pernas cruzadas na quadra e teve que ser retirado por seguranças do evento. A mulher também foi levada pela equipe de segurança. O público vaiou a interrupção e aplaudiu quando a dupla de ativistas foi retirada da quadra.
Leia o pronunciamento do grupo de ativistas:
“Mais uma vez, nuvens laranja pairam sobre um evento esportivo britânico neste verão - desta vez é fita adesiva em vez de poeira de tinta, mas é uma intrusão e precisará ser resolvida. Às 14h08 de hoje, dois torcedores do Just Stop Oil correram para a quadra 18 no campeonato de tênis de Wimbledon, interrompendo a partida entre Sho Shimabukuro e Grigor Dimitrov ao jogar confete laranja e peças de quebra-cabeça ecológicas nas quadras antes de serem removidos. O jogo foi brevemente atrasado enquanto os fiscais recolhiam as peças.
A ação de hoje ocorre quando o Met Office confirmou na segunda-feira que junho foi o mais quente já registrado, com a temperatura média mensal de 15,8°C superando a temperatura média anterior mais alta de junho registrada em 1976 em 0,9°C. O Wimbledon Championships está sob pressão depois de assinar um acordo de patrocínio com o Barclays Bank, que foi acusado de usar o torneio como meio de lavagem verde de sua reputação. O Barclays deu 30 bilhões de libras para empresas de petróleo e gás, incluindo Exxon Mobil, Shell e TotalEnergies, nos últimos dois anos”.
Veja o pronunciamento de Wimbledon:
“Após um incidente no campo 18, duas pessoas foram presas por suspeita de invasão de propriedade agravada e danos criminais, e essas pessoas foram expulsas do campo. O jogo no campo foi temporariamente interrompido e, após uma suspensão do jogo devido ao atraso da chuva, o jogo está pronto para ser retomado.