Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Desatenção? Sport sofreu 41% dos gols com até 15 minutos de jogo

O Sport sofreu nos últimos dois jogos quatro gols nos 10 minutos iniciais de partida e acendeu um alerta na Ilha do Retiro

Enderson Moreira conversa com elenco do Sport

Enderson Moreira conversa com elenco do Sport

Rafael Bandeira/SCR

Em queda na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport completou diante do Ituano, na sexta-feira passada, três jogos sem vencer na competição. Neste recorte, os dois últimos jogos, com duas derrotas, ganharam notoriedade pela rapidez dos gols sofridos pelo Leão. E fez acender um alerta na Ilha do Retiro sobre um dos setores até então mais sólidos da equipe: a defesa.

Vice-líder da competição, o Sport tem apenas a oitava melhor defesa da Série B. Foram 22 gols sofridos em 25 partidas. Como parâmetro, o líder Vitória sofreu 19 gols, enquanto a melhor defesa é a do Vila Nova, com 13 gols sofridos.

O que tem chamado a atenção pelo lado rubro-negro, entretanto, é a velocidade com que a equipe tem tomado gols. Das 22 vezes em que a meta do Leão foi vazada, em nove delas o gol saiu antes dos 15 minutos de jogo - ou seja, em 41% das vezes. O agravante veio diante do Guarani e do Ituano. Nos dois últimos jogos, foram quatro gols sofridos nos dez minutos iniciais. O técnico Enderson Moreira demonstrou preocupação.

"É uma série de coisas. O que pode ser? Às vezes, o jogador entra num começo esperando para ver o que vai ser o jogo. Muita vezes o jogo é definido ali, como tem acontecido. A gente entra, aí toma um gol, imediatamente toma outro. Costumo fazer uma analogia com o lutador de MMA ou boxeador. Você toma uma porrada na cara e quando está pensando o que vai fazer, se não tomar a providência rapidamente vai perder ali. Acaba ali”, começou por tentar justificar o treinador.

“E foi isso que aconteceu nos dois últimos jogos. A gente sofre o gol e toma imediatamente um segundo gol. Sentimos demais. Pode acontecer tomar um gol, mas deixa passar um pouco, equilibra um pouco, tem a tranquilidade. Se terminasse 1 a 0 o primeiro tempo [contra o Ituano], não quer dizer que poderíamos virar, mas a expectativa seria melhor. Fica muito mais comodo para quem vai defender. A gente alerta”, completou.

Com 45 pontos, o Sport está três atrás do Vitória e três à frente do Novorizontino, primeira equipe fora do G4. O Leão volta a jogar no próximo domingo, quando visitará o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.

Gols sofridos pelo Sport até os 15 minutos na Série B

  • 1ª rodada

CRB 2 x 0 Sport (14 minutos, Anselmo Ramon)

  • 8ª rodada

Criciúma 1 x 0 Sport (4 minutos, Rômulo)

  • 10ª rodada

Londrina 1 x 2 Sport (4 minutos, Gabriel)

  • 17ª rodada

Atlético-GO 3 x 1 (2 e 15 minutos, Gustavo Coutinho)

  • 24ª rodada

Guarani 3 x 1 Sport (5 minutos, Bruno Mendes; 10, Bruninho)

  • 25ª rodada

Sport 1 x 2 Ituano (1 minutos, Matheus Cadorini; 6, Ewerthon, gol contra)

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais