Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Dedezinho e Lima: conheça mais dos atletas do Sport convocados para Seleção Sub-17

Meio-campista e lateral-direito fazem parte da nova safra de atletas promissores do clube e já têm contrato até 2025

Lima e Dedezinho chegaram à semifinal da Copa do Brasil Sub-17 por dois anos seguidos

Josenildo José dos Santos Neto e Pedro Henrique Cardoso de Lima, ou simplesmente Dedezinho e Lima, tornaram-se, na semana passada, os quinto e sexto convocados do Sport nos últimos dez anos para a Seleção Brasileira Sub-17. A dupla foi lembrada pelo técnico Phelipe Leal para participar de dois amistosos contra o México, nos próximos dias 27 e 30 de junho.

Ambos se apresentam à Seleção no próximo dia 21 de junho. Os jogos irão decorrer na Cidade do México. Destaques da equipe rubro-negra que chegou por dois anos consecutivos às semifinais Copa do Brasil da categoria - este ano foram eliminados pelo Athlético-PR, Dedezinho e Lima já possuem vínculos profissionais com contratos até 2025.

A dupla conversou com a Itatiaia sobre o momento vivido e o sonho realizado de chegar pela primeira vez à Seleção Brasileira de base. Antes deles, apenas quatro jogadores já haviam chegado à mesma categoria na última década: o zagueiro Adryelson (atualmente no Botafogo), em 2014; o lateral-direito Anderson Santana, em 2016; e o meia Jadson, em 2018; e o lateral-esquerdo Victor Gabriel (ainda no Sport), em 2020.

A volta às convocações no Sport, após um hiato de três anos, deu-se após um processo de mudanças nos últimos meses em que o clube realizou expressiva melhoria de infraestrutura nas dependências do CT, a fim de promover maior conforto aos jovens jogadores, além de investimento no corpo de profissionais à disposição dos atletas.

“São dois os principais pilares que a gente tem em mente para dar continuidade de avanço nas categorias de base: investimento em infraestrutura e investimento em desenvolvimento profissional, tanto para staff quanto para atleta. Neste último quesito temos feito investimento expandido calendário de competições, promovendo esse intercâmbio internacional levando algumas das nossas categorias para participarem de competições fora ou que promovam essa possibilidade de competir com clubes de fora”, destacou o coordenador Geral das Divisões de Base, João Marcelo Barros.

“A gente tem o sub-17 indo participar da Copa Criciúma, que possui equipes da Argentina. Temos a sub-20 que participou Viareggio Cup e vai participar da Algarve Cup, em Portugal. E a infraestrutura é fundamental, melhorar cada vez mais as condições de trabalho. Temos o CT já no nível de estrutura muito bom a nível nacional e a gente vem fazendo avanços principalmente que atendam às necessidades da base”, acrescentou.

O Leão, inclusive, passou por uma vistoria no mês passado e vai recuperar o certificado de clube formador. Além disso, o clube anunciou que irá construir uma “miniarena” no CT, com grama sintética, para realizar jogos das divisões de base em casa.

Dedezinho, cria do futsal rubro-negro

Dedezinho é um atleta que está no Sport há 11 anos, sendo os seis primeiros no futsal e, a seguir, no futebol de campo. Natural do Recife, Dedezinho, que tem a mãe como auxiliar-administrativo do clube, já passou também pelos rivais Náutico e Santa Cruz, ainda criança.

“A minha caminhada até chegar à Seleção foi muito duro, trabalho, empenho em busca de algo melhor e do meu sonho. Muita ajuda dos profissionais do clube, que me ajudou muito a realizar esse sonho”, destacou.

Ansioso pelos amistosos com o México, ele espera poder ter a oportunidade que precisa para mostrar serviço e se firmar no grupo que irá à Copa do Mundo da categoria em novembro.

“Vamos enfrentar uma seleção de alto nível, campeões da Concacaf, vice do Mundial. Serão dois amistosos de alto nível de preparação para a Copa e espero ir bem nesses jogos para que a gente consiga se firmar e ser convocado para representar a seleção no Mundial”, afirmou o atleta que é natural do Recife.

“Dedezinho é um atleta que teve a formação integral aqui no clube desde o futsal, depois nas categorias de base no futebol. A gente vê uma evolução muito clara nele. É um atleta que tem um perfil de jogo muito interessante, com visão bem abrangente. Joga de cabeça erguida, um jogador muito inteligente e temos grandes esperanças nele para figurar nas categorias mais avançadas e no futebol profissional”, afirmou João Marcelo Barros.

Lima, de João Pessoa para a Ilha

Lima é mais um vindo da escola do futsal. Começou aos 7 anos. Aos com 15 anos, jogou uma Taça Brasil de futsal pelo Meninos da Paraíba, em que foi artilheiro e destaque da competição. Foi quando despertou o interesse do Sport e acabou indo morar nas proximidades da Ilha do Retiro.

Feliz com a convocação, o atleta paraibano destacou o trabalho realizado. “Creio que essa convocação é mérito do meu trabalho, do propósito de Deus na minha vida, e sem a ajuda dos meus companheiros de equipe e toda comissão, com certeza não chegaria até aqui”, afirmou.

O coordenador da base João Barros afirmou que Lima tem “um perfil de maior intensidade e maior participação ofensiva também”. Outro mérito dele é surgir numa posição com baixo destaque no país.

"É uma função que no Brasil a gente vê uma certa carência. A gente tem grande expectativa para contar com ele nas categorias avançadas e no futebol profissional. Hoje ele já vem figurando com regularidade no sub-20, apesar da idade”, destacou.

Sobre os jogos com o México e a proximidade para a apresentação, Lima se mostrou tranquilo e confiante. “Vai ser uma experiência incrível para a minha formação, porque é um sonho de criança vestir a camisa da amarelinha e farei o possível para honrá-la e mostrar todo meu potencial para que se Deus quiser ir para a Copa”, disse.

Joelinton, uma inspiração

Um jogador lembrado por Dedezinho e Lima como inspiração é o meio-campista Joelinton. Com ele, o Sport voltou a ter um jogador das suas divisões de base convocado após 17 anos. Os dois jovens da base sonham em trilar caminho semelhante ao do atleta que defende atualmente o Newcastle, da Inglaterra.

“Ver que Joelinton saiu daqui, pegou seleção de base também, e é jogador de alto nível e hoje está pegando a Seleção nos motiva cada vez mais a acreditar no processo do clube, de formação da base e estimula para trabalhar ainda mais para chegar onde ele chegou”, disse Dedezinho.

“Não só motiva a mim como toda a base do Sport, que sonha em um dia jogar na Seleção”, acrescentou Lima.

Com o calendário recheado de competições, os Leões da Base vão disputar a Copa Criciúma a partir do próximo dia 24. A competição, obviamente, não terá as presenças de Lima e Dedezinho, já integrados à Seleção.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.