Na noite deste sábado (23), com Morumbi cheio, o São Paulo encarou o Goiás e fez a festa de mais de 45 mil torcedores do Tricolor ao vencer por 2 a 1. O confronto pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro foi parelho, com primeiro tempo melhor para os visitantes, e virada dos donos da casa no apagar das luzes. Pablo Maia e David marcaram os gols da virada.
No primeiro tempo, o Tricolor não se encontrou em campo. Pressionado pelo time visitante na saída de bola, não conseguiu escapar bem das pressões e, sem Arboleda, sofreu na bola aérea. O Goiás teve três chances perigosas pelo alto e conseguiu acertar uma delas.
Para 45.429 torcedores, o São Paulo não se contentou com o resultado. Pressionou o time da casa, empurrou a equipe adversária para o próprio campo e conseguiu o empate com Pablo Maia, de longe. A virada veio com Marcos Paulo, mas foi anulada pelo VAR após impedimento milimétrico. Na insistência, David conseguiu o gol aos 45 do segundo tempo, em “bate-rebate” na área. 2 a 1.
Com a vitória, o São Paulo vai ao terceiro lugar parcial na tabela, com 15 pontos. O Goiás não soma pontos, estaciona nos oito, e fica na 14ª colocação.
Toma lá, dá cá
O São Paulo levou perigo pela primeira vez ao gol do Goiás com o lateral-esquerdo Caio Paulista, aos nove minutos. O lateral balançou na entrada da área, levou para a esquerda e finalizou com muita força para defesa de Tadeu.
Se a torcida do São Paulo se assustava com saída curta de bola do time, com erros seguidos de Beraldo e Gabi Neves, aos 15 minutos, o Tricolor quase foi castigado por espaço deixado no contragolpe e o Goiás passou a dez centímetros de empatar o jogo. Maguinho cruzou na medida para Matheus Peixoto, que finalizou de peixinho, tirando tinta da trave de Rafael.
Na primeira vez a bola não encontrou o gol, mas na segunda não teve jeito. Aos 29 minutos, o Goiás chegou de maneira muito similar ao gol do Tricolor. Dessa vez, Diego recebeu bola pela esquerda, teve tempo, espaço e tudo o que quis para cruzar na cabeça de Maguinho.
Perigo no alto
Se as duas primeiras chegadas foram perigosíssimas, com uma delas saindo gol, o Goiás percebeu que a “mina de ouro” estava na bola pelo alto. Na cobrança de escanteio aos 36 minutos, Bruno Melo subiu no terceiro andar e testou com força. O goleiro Rafael, em ótimo momento, defendeu no reflexo.
Segunda etapa diferente
O São Paulo se lançou ao ataque para reverter a situação adversa na partida. Com time sem mexidas, mas mais compacto e ofensivo, o Tricolor “empurrou” o Goiás para o próprio campo.
Não demorou para que as chances aparecessem. A melhor delas com Pablo Maia, que recebeu bola de Alisson aos 12 minutos da segunda etapa, ajeitou o corpo e finalizou de longe, com força. Tadeu aceitou, e o volante do São Paulo marcou mais uma vez de fora da área. 1 a 1.
Pela esquerda, aos 18, foi a vez de Caio Paulista receber em velocidade, fazer jogada individual e rolar para Luciano no meio. O camisa 10 chegou batendo rasteira, e a bola beijou a trave antes de sair.
Mesmo roteiro
O Goiás seguiu vivo. Aos 20 minutos, nas mesmas jogadas que “deram certo” na primeira etapa, o Esmeraldino ameaçou o Tricolor. Na primeira, pressão na saída de bola, Beraldo errou, Matheus Peixoto emendou uma finalização fortíssima para bela defesa de Rafael.
Na jogada seguinte, na mesma bola aérea que atrapalhou na primeira etapa, o Goiás quase se recolocou na frente. Bola desviada no primeiro pau, finalização no canto e Rafael salvou em milagre.
O São Paulo seguiu em cima da equipe do Goiás, e aos 36 minutos, chegou à virada. Alisson encontrou Wellington Rato, que levantou a cabeça e cruzou na cabeça de Marcos Paulo. O atacante testou pro fundo do gol, comemorou, levantou a torcida, mas o VAR identificou um joelho na frente da linha de impedimento, e anulou o tento.
No apagar das luzes, o São Paulo chegou ao gol com dedo do técnico. Dorival Júnior levou David ao campo e viu o atacante receber passe na pequena área após bola aérea. O atleta não perdoou, e deu a vitória ao Tricolor. 2 a 1 no Morumbi.
Próximos compromissos
Agora, o Tricolor “vira a chavinha” e foca no duelo contra o Sport, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto está marcado para esta quinta-feira (1/6), às 19h30 (de Brasília).
No próximo domingo (4/6), o São Paulo viaja para encarar o Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
São Paulo 2 x 1 Goiás
São Paulo
Rafael; Rafinha (Diego Costa, 49min 2ºT), Alan Franco, Beraldo, Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Michel Araújo, 26min 2ºT), Marcos Paulo (Rodriguinho, 40min 2ºT), Alisson (David, 40min 2ºT); Calleri e Luciano (W. Rato, 26min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Goiás
Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter, Bruno Melo, Sander (Hugo, 23min 2ºT); Dieguinho (Felipe Bastos, 10min 2ºT), Willian, Maguinho, Alesson (Diego Gonçalves, 23min 2ºT); Palacios (Apodi, 23min 2ºT) e Matheus Peixoto (Gabriel Novaes, 40min 2ºT). Técnico: Émerson Ávila
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de maio de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein-RS
Auxiliares: Nailton de Sousa Oliveira-CE e Mauricio Coelho Penha-RS
Árbitro de vídeo: Rodrigo de Nunes Sá-RJ
Gols: Pablo Maia (10min 2ºT); David (45min 2ºT), do São Paulo; Maguinho (29min 1ºT), do Goiás
Cartões Amarelos: W. Rato (49min 1ºT), Alan Franco (38min 2ºT), do São Paulo; Diego (23min 1ºT); Lucas Halter (49min 1ºT); Bruno Santos (49min 2ºT), do Goiás
Cartões Vermelhos: -