O São Paulo começa o Campeonato Brasileiro pressionado após cair nas quartas de final do Campeonato Paulista. Ainda sem convencer na temporada, o Tricolor tem oito vitórias, quatro empates e três derrotas em 2023.
A última partida, na terça-feira (11), aumentou ainda mais a pressão no São Paulo. Em casa, no Morumbi, o Tricolor empatou por 0 a 0 com o Ituano pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.
A estreia do São Paulo no Brasileirão será no sábado (15), às 18h30. O Tricolor visita o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
-
Nome do clube: São Paulo Futebol Clube
-
Posição no último Brasileiro: 9º colocado
-
Desempenho no Estadual 2023: eliminado nas quartas de final (13 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas - 61,5% de aproveitamento)
-
Técnico: Rogério Ceni
-
Artilheiro em 2023: Giuliano Galoppo (8 gols)
-
Destaque: Jonathan Calleri
-
Principais reforços para o Brasileiro: Rafael (goleiro), Alan Franco (zagueiro) e Erison (atacante)
Elenco
Goleiros: Rafael, Jandrei, Felipe Alves e Young
Zagueiros: Alan Franco, Robert Arboleda, Lucas Beraldo e Matheus Belém
Laterais: Rafinha, Raí Ramos, Patryck, Luis Orejuela, Igor Vinícius, João Moreira, Vinicius, Nathan Mendes e Welington
Meio-campistas: Nathan, Jhegson Méndez, Rodrigo Nestor, Michel Araújo, Luan, Pablo Maia, André Anderson, Gabriel Neves, Rodriguinho, Pedro Vilhena, Giuliano Galoppo e Talles Costa
Atacantes: Wellington Rato, Erison, David, Marcos Paulo, Luciano, Alisson, Caio Paulista, Juan Santos, Jonathan Calleri, Pedrinho e Caio
Análise de jornalista local
Alex Sabino, Folha de S.Paulo
“É um time que teve uma campanha ruim no Campeonato Paulista, embora tenha se classificado para as quartas de final, mas o São Paulo entra pressionado porque foi eliminado pelo Água Santa no Paulista. É um time que, na Copa do Brasil, vem de um resultado ruim jogando em casa contra o Ituano, e não só o resultado: o desempenho em campo, Rogério disse que foi um dos piores desempenhos.
A diretoria não conseguiu reforços de peso, o próprio Rogério Ceni se apoia na condição de ídolo para seguir no cargo, porque se fosse outro treinador não sei se seguiria, mas pesa o fato de ser o maior ídolo do clube. Mas é um time sem grandes estrelas individuais e conta basicamente com os gols do Calleri e do Luciano, mas o Luciano não repetiu as atuações de 2022 e o Calleri está vindo de lesão.
Esse começo para o São Paulo será primordial, e não tem um começo tão complicado assim. Visita o Botafogo, que não é candidato ao título, e depois recebe o América, finalista do Campeonato Mineiro, mas que não está no nível de um Atlético. Esse começo vai ser primordial para o São Paulo”.
Qual será a briga do São Paulo na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga por Libertadores
Emerson Romano: meio de tabela
Léo Figueiredo: briga por Libertadores
Heverton Guimarães: meio de tabela
Alê Oliveira: meio de tabela
Nathália Fiuza: meio de tabela
Alexandre Simões: meio de tabela