Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Sergio Massa reconhece derrota e Javier Milei será o novo presidente da Argentina

Massa disse ao jornal ‘O Clarín’ que conversou com Javier Milei e parabenizou-o pela vitória

Sergio Massa

Sergio Massa

Reprodução

O candidato à presidência argentina Sérgio Massa reconheceu a derrota nas eleições argentinas e felicitou o candidato Javier Milei. Ao jornal ‘O Clarín’, Massa disse que “já falou com Milei, que é o presidente que a maioria elegeu”.

A declaração foi dada por volta das 20h10 deste domingo. Massa admitiu, também, que os resultados não foram os esperados. Ao jornal, ele lembrou que sua plataforma focava em defesa da educação e da saúde pública.

Massa disse também que “os argentinos escolheram outro caminho e a partir de amanhã, a tarefa de dar certezas e transmitir garantias sobre o funcionamento social, político e econômico é responsabilidade do presidente eleito. Esperamos que o faça”, continuou Massa.

Resultados

Às 20h36, com mais de 90% das urnas apuradas, Javier Milei tinha 55,86% dos votos e Sergio Massa 44,13%. A diferença, de quase 12 pontos percentuais, surpreendeu.

A promessa era de que os primeiros resultados das eleições seriam divulgados por volta das 21h. No entanto, foram divulgados antes.

Diferentemente do que acontece no Brasil, as eleições argentinas demoram mais a declarar um vencedor. No entanto, a justiça eleitoral do país espera oficializar Milei ainda neste domingo

Transição

Ainda em declaração ao Clarín, Massa afirmou que o presidente Alberto Fernández vai começar a transição nos próximos dias.

Massa é ministro da Economia do atual governo e era considerado favorito por muitos.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, tem mestrado profissional em comunicação digital na Sorbonne, em Paris.
Leia mais