Belo Horizonte receberá, em 2024, uma etapa do principal campeonato de automobilismo do Brasil. A Stock Car marcará presença na capital mineira e a prova será disputada em circuito de rua nas imediações do Mineirão, na Pampulha. Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), confirmou a informação neste sábado (18).
“A Stock Car deve estar sim em agosto do ano que vem nas imediações do Mineirão. É um presente para o automobilismo do Brasil. É um presente ao trabalho da Federação Mineira de Automobilismo. Chegou a hora de Minas Gerais acelerar também”, disse durante a final do Campeonato Brasileiro de Kart.
As conversas para Belo Horizonte receber uma etapa ocorrem desde o início do ano.
Sérgio Sette Câmara, um dos idealizadores do projeto,
“Se realizado, vamos conseguir fazer um dos grandes eventos que a cidade já viu. A ideia é fazer não só a corrida da Stock Car, é fazer um festival, um evento marcante. Sem dúvidas, vai ser a corrida mais bonita da Stock Car. As imagens aéreas que podemos obter da Pampulha, do Mineirão. A ideia é fazer uma festa para a família. Um festival gastronômico, com artistas. Ao fim do evento, a gente quer fazer um grande show musical”, disse.
A organização da prova em Belo Horizonte agora parte para a captação de patrocinadores para realizar o evento. Ainda também será necessária a homologação do circuito de rua junto à CBA.
A Stock Car já teve uma prova em Minas Gerais. O Circuito dos Cristais, na cidade de Curvelo, região Central do estado, já foi palco de provas da categoria.
A Stock Car
Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car teve a primeira temporada disputada em 1979. Em 2023, serão disputadas 12 etapas, incluindo uma na Argentina, marcada para outubro, e a final no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Pilotos históricos do automobilismo brasileiro, como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa e Ricardo Zonta, Cacá Bueno e Thiago Camilo são alguns que formam o grid nesta temporada. O líder neste momento é Gabriel Casagrande.