No Clássico dos Milhões, venceu quem foi mais eficiente. Com um gol de Gerson em momento de pressão do Vasco no Maracanã, o Flamengo garantiu o 1 a 0 no placar e mais três pontos na Série A. Além do Coringa, quem se destacou na partida foi Agustín Rossi, que impediu os gols de Vegetti.
Com o resultado, o Rubro-Negro chega aos 50 pontos, diminuindo a distância para o Botafogo, líder com 59 pontos. O Vasco, com 30, segue na zona de rebaixamento, Confira a tabela completa
Os times voltam a campo no meio de semana pelo Brasileirão. Na quarta (25), o Flamengo visita o Grêmio na Arena, em Porto Alegre. Na quinta (26), o Vasco recebe o Internacional em São Januário.
Clássico com cara de clássico
As arquibancadas lotada e a intensidade desde o apito inicial não deixaram dúvidas de que se tratava de um clássico no Maracanã. Os primeiros 10 minutos foram de disputa intensa no meio de campo.
A partir dos 10 minutos, o Vasco começou a criar as primeiras chances. As primeiras finalizações foram de Praxedes e Gabriel Pec. O meia chutou por cima do gol, enquanto o atacante foi travado.
Vasco inicia melhor, e Rossi trabalha
Com boa movimentação no primeiro tempo, Payet apareceu pela direita para cruzar na cabeça de Vegetti. Foi a grande oportunidade do Vasco, e Rossi defendeu a finalização. Na sequência, o argentino foi outra vez exigido, e teve que sair do gol e defender o chute de Pec, que tentou encobrir o goleiro.
Pressão do Fla antes do intervalo
Depois dos sustos, o Flamengo entrou no jogo a partir dos 25 minutos. Gerson assumiu a saída de bola, superou a marcação e colocou Arrascaeta na partida. Aos 36, a dupla funcionou, com o uruguaio aparecendo na área adversária para completar o cruzamento do camisa 8, mas Léo Jardim defendeu.
As chances do Flamengo foram em sequência até o intervalo. Arrascaeta quase marcou em cobrança de falta, aos 38. Aos 48, Fabrício Bruno desviou escanteio e acertou na trave. No rebote, Léo Jardim fez outra grande defesa, e a defesa impediu o gol de Léo Pereira no rebote. Nada de gols na etapa inicial.
Vasco perde chance atrás de chance
A pressão mudou de lado com o reinício da partida no Maracanã. Logo aos seis minutos, o Vasco construiu boa jogada pelo lado direito. Vegetti fez o pivô, mas foi travado na hora de finalizar para o gol. No rebote, Praxedes encheu o pé e Wesley, de cabeça, desviou a bola que tinha endereço.
Aos 21, o argentino ganhou mais uma pelo alto. A cabeçada foi no cantinho, e Rossi se esticou todo para defender. Três minutos depois, Payet levantou a bola na área e Vegetti aproveitou o erro da defesa rival. O chute cruzou a área, Zé Gabriel se esticou todo, mas não conseguiu desviar para o gol.
Gerson garante três pontos!
O Flamengo não encontrou respostas para responder o Vasco. Nos primeiros 25 minutos, o único lance de perigo foi em raro contra-ataque que terminou com a finalização de Bruno Henrique para defesa tranquila de Léo Jardim. Neste intervalo, Tite colocou Gabigol e Luiz Araújo em campo.
Aos 30, o Rubro-Negro encaixou novo contra-ataque, e dessa vez foi letal. Thiago Maia lançou Gabigol, que foi à linha de fundo e cruzou procurando Arrascaeta. No corte parcial de Léo, a bola se ofereceu para Gerson, que finalizou no cantinho, sem chances para o camisa 1 do Vasco: festa rubro-negra!
A partir do gol, foram várias mudanças de lado a lado, e o Flamengo equilibrou as ações. O Vasco, já na base do desespero, tentou responder pelo alto mas o jogo se encaminhou para o fim sem chances.
Flamengo 1 x 0 Vasco
Flamengo
Agustín Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson (Everton Cebolinha) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Pedro (Gabigol). Técnico: Tite.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Sebastián Ferreira), Paulinho e Payet (Luca Orellano); Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Cartão amarelo
Fabrício Bruno (FLA); Paulo Henrique (VAS)
Cartão vermelho
Não houve.
Gol
Gerson (30'/2ºT), do Flamengo
Renda e público: 64.524 pagantes / 69.473 presentes / R$3.407.812,50
Motivo: Jogo válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de outubro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)