Ouvindo...

Veja todos os estádios que já receberam Cruzeiro x Atlético no Brasileirão

Neste sábado (3), as equipes farão clássico no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 9ª rodada da Série A 2023

A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já foi palco de três clássicos pelo Brasileirão

Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar pela Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (3), após três anos. As equipes se enfrentam às 18h30 (de Brasília) no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 9ª rodada da competição.

O clássico já aconteceu 70 vezes desde a unificação do Campeonato Brasileiro, na década de 1960. Nesse recorte, quatro estádios já foram palco do confronto: Mineirão e Independência, em Belo Horizonte; Arena do Jacaré, em Sete Lagoas; e o Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Os primeiros 50 jogos aconteceram exclusivamente no Gigante da Pampulha, mas o cenário precisou mudar em 2010, quando o estádio passou por obras antes da Copa do Mundo de 2014. Desde então, ambos os clubes mudaram o local da partida em diversas ocasiões, que motivaram a ida do confronto para outros estádios mineiros.

O primeiro caso foi em 2010, quando as equipes jogaram na Arena do Jacaré. O estádio em Sete Lagoas recebeu três clássicos no total: além do primeiro turno do Brasileirão 2010, ambos os jogos da Série A de 2011 acontecem na cidade da região Central de Minas gerais.

Ainda em 2010, o outro clássico foi realizado no Parque do Sabiá, mesmo palco do encontro deste sábado. A partida foi válida pela 31ª rodada do Brasileiro daquele ano e terminou com vitória alvinegra por 4 a 3.

Em 2012, começou a “era” de clássicos no novo Independência, que teve reforma concluída no mesmo ano. Ambos os clássicos daquele Brasileirão foram jogados no Horto, com um empate e uma vitória do Atlético.

Depois disso, Atlético e Cruzeiro jogaram mais sete vezes no Independência, totalizando nove encontros. O clássico aconteceu uma vez a cada ano entre 2013 e 2019, sempre com mando de campo atleticano. O último jogo pela Série A foi um empate sem gol em novembro de 2019, no Mineirão.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro