Ouvindo...

Jornal espanhol chama atacante brasileiro de ‘descendente de escravos’

Igor Paixão é um dos destaques do Feyenoord, adversário do Atlético de Madrid na Champions League

Igor Paixão foi tratado como descendente de escravos por jornal espanhol

Uma publicação do jornal AS, da Espanha, causou revolta e foi considerada como racista por várias pessoas na internet. Na matéria em questão, o diário trata o atacante Igor Paixão como “descendente de escravos”. Depois das críticas, a reportagem foi editada e o post excluído do “X”, o antigo twitter.

O jogador revelado pelo Coritiba é uma dos grandes destaques do Feyenoord, time holandês que ocupa a terceira colocação no Grupo E da Champions League e enfrenta o Atlético de Madrid nesta terça-feira (28), às 17h (de Brasília).

Nos comentários da publicação que coloca Igor Paixão como o “descendente de escravos que ameaça o Atlético de Madrid”, muitos brasileiros questionaram a escolha do título e lembraram dos casos de racismo sofrido por Vinícius Júnior na Espanha. O atacante do Real Madrid já foi alvo de insultos de jornalistas, dirigentes e torcedores.

Origem Quilombola

Com sucesso no início da passagem pela Europa, Igor Paixão tem origem quilombola. Os avós do jogador nascido em Macapá faziam parte de uma comunidade formada por descendentes de escravizados fugitivos do período de escravidão no Brasil, que perdurou oficialmente até 1888.

Aos 14 anos, o jovem se transferiu para o Coritiba, clube pelo qual se destacou antes de ser vendido para o Feyenoord. Pelo clube holandês, ele foi uma das estrelas na conquista do Campeonato Holandês de 2022/2023 e tem convocação para a Seleção Brasileira Olímpica.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.