No Maracanã, o Boca Juniors foi derrotado pelo Fluminense na final da Copa Libertadores, por 2 a 1. Desde o vice-campeonato, a equipe argentina ficou cada vez mais distante de voltar a disputar a competição internacional. Nessa quarta-feira (22), a situação se agravou após derrota por 3 a 2 para o Estudiantes, que culminou em eliminação na semifinal da Copa da Argentina.
No momento, os Xeneizes precisam de uma combinação quádrupla de resultados, na rodada final do Campeonato Argentino, para conseguir uma vaga na Libertadores. O Boca Juniors é o sétimo colocado geral da competição com 59 pontos e precisa alcançar o G4 para se classificar.
Combinação de resultados
Na rodada decisiva, o Boca precisa vencer o Godoy Cruz e torcer para que Rosario Central, Estudiantes e San Lorenzo percam os seus jogos. Tal como o Rosario, que enfrenta o Arsenal de Sarandí, os Xeneizes jogarão fora de casa. Estudiantes, que terá o Lanus pela frente, e San Lorenzo, que encontrará o Central Cordoba, farão a partida final como mandantes.
Mesmo com o cenário adverso, ainda há outro meio para que o Boca Juniors esteja na Libertadores de 2024. Caso o Campeão da Copa da Argentina (final entre Estudiantes e Defensa y Justicia ou San Lorenzo) ou da Copa da Liga, a tabela ganhará uma quinta vaga. Ainda assim, não dependeria apenas de si mesmo.
Neste momento, somente um time argentino está garantido para a próxima temporada: o River Plate. No total, 19 vagas estão confirmadas, dentre elas as dos brasileiros São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e do Fluminense (campeão da Libertadores 2023).