Ouvindo...

Uruguai marca no fim e arranca empate com a Colômbia pelas Eliminatórias

Celeste marcou gol de empate aos 40 minutos do segundo tempo, com Darwin Nuñes, de pênalti

Colômbia e Uruguai fizeram um jogo disputado

A Colômbia vencia o Uruguai até os 40 minutos do segundo tempo. Assumia, pela menos provisoriamente, a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Foi quando Darwin Núñez, de pênalti, deixando tudo igual e estragando a festa colombiana, na tarde desta quinta-feira (12), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (COL).

Os gols do empate por 2 a 2, foram marcados pelo são-paulino James Rodríguez e por Uribe, para a equipe da casa; enquanto Mathías Olivera marcou o primeiro para a Celeste.

Como fica a classificação

Com o resultado, a Colômbia chegou aos 5 pontos, na terceira posição. A Celeste, com 4 pontos, é o 4º colocado. As duas equipes ainda podem perder posições com o decorrer da rodada.

Próximos compromissos

A Colômbia volta a jogar na próxima terça-feira (17), quando visitará o Equador, no estádio Casa Blanca. O Uruguai, por sua vez, receberá o Brasil, no histórico estádio Centenário.

Principais lances

Apesar do forte calor, acima dos 30 graus, Colômbia e Uruguai fizeram um bom e movimentado primeiro tempo, com boas chances para ambos os lados. Bem postado na defesa, a equipe uruguaia buscava encontrar brechas nos contra-ataques. Aos 27, um retrato da proposta celeste no jogo: bola recuperada no ataque com De la Cruz, que passa para Valverde chutar rápido, de primeira, por cima do travessão. Aos 30, Pellistre soltou uma bomba para boa defesa de Camilo Vargas.

A resposta da Colômbia, empurrada pela torcida, foi mortal. Passe de Santiago Arias para James Rodríguez dominar com o pé direito e chutar de canhota: golaço. Com o gol, Los Cafeteros cresceram no jogo e passaram a pressionar mais o adversário. O Uruguai, se segurando bem, conseguiu uma saída rápida em contra-ataque, aos 43, com De la Cruz fizando cruzado, com perigo. Aos 47, Mele ainda salvou uma cabeçada de Borré, que quase amplia para a Colômbia.

No segundo tempo, o jogo seguiu em alta rotação. O Uruguai não tardou a empatar. Logo no primeiro minuto. Escanteio cobrado por De la Cruz e cabeçada de Mathías Olivera: 1 a 1. Cinco minutos depois, a Colômbia já voltaria à frente. Cruzamento de Borré para Uribe dominar e chutar no canto esquerdo: 2 a 1. Os uruguaios reclaram de um toque no braço de James no lance, mas o VAR validou o gol.

A seguir, um festival de gols perdidos pela Colômbia. Aos 15, bola em profundidade de Jhon Arias para Luis Díaz entrar sozinho na área e, na saída de Mele, chutar mal, por cima do travessão. Aos 17, Borré acertou a trave. Na sequência da jogada, Jhon Arias mandou no travessão.

Após esse momento, o jogo manteve uma boa intensidade, com as duas equipes com oportunidades para voltar a marcar. Aos 40, Máxi Araújo foi derrubado por Camilo Vargas na área. Pênalti e expulsão do goleiro colombiano. Como ainda não tinha feito as cinco alterações, o reserva Álvaro Montero entrou no jogo, mas não evitou o gol Darwin Núñez, deixando tudo igual e dando números finais ao jogo.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.