Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Fluminense pode ser o primeiro mandante campeão em jogo único da Libertadores

Desde que a final foi estabelecida com um jogo, em 2019, nunca um time decidiu no próprio estádio

Torcida do Fluminense sonha em ganhar a Copa Libertadores no Maracanã

Coincidentemente, o Fluminense vai decidir a Copa Libertadores, diante do Boca Juniors-ARG, em casa. Como a Conmebol definiu o Maracanã como palco da grande decisão, o Tricolor vai ter a chance de ser o primeiro time a levantar o troféu em jogo único como ‘mandante’.

Desde que a final foi definida como uma partida só, nunca um time conquistou o troféu atuando em sua própria cidade ou estado. Lembrando que de 2019 para cá, foram apenas quatro finais de jogos únicos e apenas Flamengo e Palmeiras levantaram a taça. Os paulistas foram campeões no Brasil, mas no Maracanã, não em São Paulo.

O outro título do Palmeiras, em 2021, aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, diante do Flamengo. O Rubro-Negro, por sua vez, nas duas conquistas, foram fora do Brasil. Em 2019, a taça foi em Lima, no Peru, enquanto em 2022 o caneco foi conquistado em Guayaquil, no Equador.

Sendo assim, se o Fluminense for campeão, a festa será toda dentro de seu próprio estádio, afinal o Flu manda seus jogos no Maior do Mundo. Nesta edição da Copa Libertadores, foram seis jogos com cinco vitórias e um empate no Maracanã. Dois times argentinos enfrentaram o Tricolor no estádio e foram derrotas.

Ainda na fase de grupos, o Fluminense atropelou o River Plate-ARG, por 5 a 1, com direito a três gols de Cano. O resultado foi a maior derrota da equipe argentina em competições continentais. Nas oitavas de final, o Argentinos Juniors-ARG foi derrotado pelos cariocas por 2 a 0.

Lembranças ruins das finais continentais

Inclusive, o Fluminense não tem boas recordações quando o assunto é decidir título continental em casa. Apesar de ter vencido as duas partidas decisivas que fez no Maracanã, o Flu acabou ficando sem o título ao apito final. Nos dois casos, o rival foi a LDU-EQU, possível adversário na Recopa Sul-Americana de 2024.

Em 2008, pela mesma Libertadores, o Flu venceu por 3 a 1, mas acabou sendo derrotado na disputa por pênaltis. Em 2009, a final foi pela Copa Sul-Americana. Novamente vitória tricolor, por 3 a 0, mas como havia perdido de 5 a 1 em Quito, a LDU fez a festa novamente.

Se confirmar a taça diante do Boca Juniors-ARG, o Tricolor decidirá mais uma vez um título continental contra os equatorianos no Maracanã. Na Recopa, que une o vencedor da Libertadores e o da Copa Sul-Americana, o primeiro jogo será em Quito com a volta com mando do Flu ou do Boca.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.