O goleiro Fábio pode colocar seu nome ainda mais alto na história do futebol brasileiro em 2023. Aos 43 anos e jogando a segunda temporada pelo Fluminense, ele é titular e peça decisiva no time de Fernando Diniz, que está de volta à final da Copa Libertadores após 15 anos.
Essa é a 11ª participação do goleiro na competição, acumulando 99 partidas. O número faz dele o jogador brasileiro que mais atuou na Libertadores,
Se for campeão da América, o goleiro será o jogador mais velho a levantar o troféu da principal competição de clubes do continente. No momento, essa marca é do goleiro paraguaio Éver Almeida, campeão pelo Olimpia-PAR em 1990, aos 42 anos, três meses e nove dias.
A marca de Almeida foi estabelecida justamente na decisão daquele ano, diante do Barcelona-EQU. Novamente em uma final, Fábio poderá superar o goleiro paraguaio, já que terá 43 anos, 1 mês e 5 dias quando o Tricolor jogará pela taça no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Fábio tem contrato com o Fluminense até 2025, o que permite a ele estabelecer mais dois recordes históricos. Já no ano que vem, ele pode superar o mesmo Éver Almeida como recordista de partidas na Libertadores. Atualmente, são 99 do brasileiro contra 113 do paraguaio.
Caso cumpra o vínculo até o fim, o goleiro