Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Fábio, do Fluminense, pode se tornar o mais velho a ganhar a Libertadores

Goleiro também é o jogador brasileiro que mais disputou partidas da competição e vai em busca do primeiro título

Fábio pode se tornar o jogador mais velho a vencer a Libertadores

O goleiro Fábio pode colocar seu nome ainda mais alto na história do futebol brasileiro em 2023. Aos 43 anos e jogando a segunda temporada pelo Fluminense, ele é titular e peça decisiva no time de Fernando Diniz, que está de volta à final da Copa Libertadores após 15 anos.

Essa é a 11ª participação do goleiro na competição, acumulando 99 partidas. O número faz dele o jogador brasileiro que mais atuou na Libertadores, chegando à 100ª partida logo em uma final. Mas essa não é a única marca que ele poderá estabelecer no dia 4 de novembro, data da decisão.

Se for campeão da América, o goleiro será o jogador mais velho a levantar o troféu da principal competição de clubes do continente. No momento, essa marca é do goleiro paraguaio Éver Almeida, campeão pelo Olimpia-PAR em 1990, aos 42 anos, três meses e nove dias.

A marca de Almeida foi estabelecida justamente na decisão daquele ano, diante do Barcelona-EQU. Novamente em uma final, Fábio poderá superar o goleiro paraguaio, já que terá 43 anos, 1 mês e 5 dias quando o Tricolor jogará pela taça no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Fábio tem contrato com o Fluminense até 2025, o que permite a ele estabelecer mais dois recordes históricos. Já no ano que vem, ele pode superar o mesmo Éver Almeida como recordista de partidas na Libertadores. Atualmente, são 99 do brasileiro contra 113 do paraguaio.

Caso cumpra o vínculo até o fim, o goleiro poderá ser também o atleta de futebol que mais disputou partidas oficiais na história do esporte. O atual líder é o ex-goleiro inglês Peter Shilton, com 1.387 jogos, enquanto Fábio chegou ao jogo 1.289 nessa quarta-feira (4).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.