No sábado (5), o Fluminense recebe às 21h (de Brasília), pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, um dos rivais mais complicados historicamente para o Tricolor. Invicto na atual temporada no Maracanã, a equipe carioca tem um retrospecto geral muito equilibrado contra o rival paulista no estádio.
Até hoje, Fluminense e Palmeiras se encararam no Maracanã em 43 oportunidades, e o Flu venceu 19, enquanto os paulistas somam supreendentes 16 triunfos. Além disso, as equipes empataram em outras oito oportunidades.
E o Fluminense só leva a ligeira vantagem em casa por causa dos últimos confrontos. Mesmo com o Palmeiras faturando os brasileiros de 2018 e 2022, o Tricolor não perdeu em nenhum desses anos em casa. No ano passado, 1 a 1 (veja acima os gols), enquanto quatro anos antes conquistou vitória por 1 a 0.
Nos últimos dez jogos no Rio de Janeiro, são cinco vitórias do Fluminense, contra duas do Palmeiras, dando exatamente a vantagem de três triunfos a mais na história do estádio entre as equipes. O Tricolor não perde para o rival no Rio há cinco jogos.
Nos confrontos gerais, o Palmeiras tem uma vantagem esmagadora em cima do Fluminense, são 62 vitórias contra 36, além de 19 empates. Nos últimos dez confrontos, somando Rio de Janeiro e São Paulo, são quatro vitórias do Verdão e três do Flu.
Flu forte em casa, e Palmeiras forte fora
Sem vencer fora de casa há nove jogos, o Fluminense usa o Maracanã como seu principal ponto de equilíbrio na temporada. São 17 jogos sem perder jogando no Rio de Janeiro, além de oito no Campeonato Brasileiro. São cinco vitórias e três empates como mandante na competição.
Fora de casa, o Palmeiras foi derrotado apenas uma vez em toda a competição. Em oito jogos, são três vitórias e quatro empates. Entre os triunfos, o Verdão aplicou 5 a 0 no Goiás, em Goiânia, e no último jogo bateu o América, em Belo Horizonte, por 4 a 1.