A décima temporada do programa
A fala foi considerada machista por muitos internautas, uma vez que Helena Rizzo, assim como os outros chefs do programa, é reconhecida nacional e internacionalmente pela carreira brilhante em seus restaurantes. Ela é a única mulher no Brasil cujo restaurante possui uma estrela do guia Michelin.
“Uma mulher linda que entrou na cozinha que todo mundo olhava para cara dela e falava que ela não ia dar certo porque ela é linda. Ela era uma modelo. E ela no passinho pequeno, no seu jeitinho, roubou a cena”, expressou o chef.
Na mesma hora, antes de Atala terminar a fala, Helena reagiu: “Que b**** hein?!”. Já nas redes sociais, a dona do restaurante Maní fez um desabafo: “Não dá pra contar as inúmeras vezes em que enfrentei misoginia e machismo nesses ambientes de trabalho, as diversas vezes que me senti incomodada e o ‘melhor’ que podia fazer, era dar aquele sorrisinho constrangedor com o canto da boca e seguir em frente. Fomos condicionadas, na minha geração, a normalizar os assédios, a jogá-los para baixo do tapete e seguir adiante.”
A chef também afirmou que está triste por ter que enfrentar esse tipo de situação nos dias atuais e após tanto tempo de profissão. "É triste constatar que em 2023 continua tudo igual (se não pior), com a única diferença de que hoje, detectamos esse tipo de situação mais facilmente, e podemos nos expressar com maior acolhimento (nem sempre). Respeitem nosso corre, intelecto, capacidade e multiplicidade!”, finalizou.
Pedido de desculpas de Atala
Nas redes sociais, o Chef Alex Atala pediu desculpas à amiga após a fala controversa. “Fui infeliz ao ressaltar apenas a beleza da Helena para falar da beleza da cozinha. A importância da Helena para a culinária brasileira é gigante e não está, nem de longe, ligada a sua beleza”, escreveu na publicação.
Atala cortinou e ressaltou as conquistas de Helena para culinária nacional e mundial . “Ela foi eleita a melhor Chef do Mundo por duas vezes, ganhou uma infinidade de prêmios nacionais e internacionais, é a única mulher brasileira a receber uma estrela do guia Michelin. É dona de uma técnica impossível de se reproduzir. Tem a sensibilidade para inovar e também para valorizar o simples. À frente do Maní, um dos melhores e mais inovadores restaurantes do mundo, encanta com suas criações”.
No entanto, apesar do pedido de desculpas público, alguns dos seguidores de Atala aproveitaram para dizer como se sentiram ao ver o programa. “Eu também fiquei muito desconfortável assistindo ao episódio. Rasgando elogios aos outros chefs, e pra Helena sobrou o linda. Ela é, de fato, lindíssima, mas não é esse o trunfo dela como chef”, disse uma fã do chef. “Você participar do Master Chef, um programa de culinária e todo o seu comentário foi elogiando a beleza dela e deixou de lado o principal valor do programa que é a excelência na gastronomia. Acredito que isso machuca mais que criticar a técnica ou a comida dela”, comentou outro internauta.
Elogios aos outros chefs
Inicialmente, Alex Atala começou a fala voltada para os jurados do programa valorizando a sua história com o chef Jaquin. “Uns dos primeiros chefes que conheci no Brasil foi o Jaquin. O Jaquin em 1994 veio fazer um evento em São Paulo terminou o evento dele foi parar em um restaurantezinho, pequeninho na rua Amaury, que eu era o faz tudo e que ele não falava nada [de português] e me chamaram para falar com ele”, disse emocionado.
Durante a fala, Atala chegou a dizer que um dos seus sonhos era cozinhar como o chef francês. “Durante muitos anos eu queria ser igual ele e eu tentava e um dia o Jaquin olhou pra minha cara e falou: ‘Oh Alex você cozinha muito bem, mas você nunca vai fazer cozinha francesa tão bem quanto eu. Vai fazer comida brasileira’. Então eu quero aproveitar esse
Já para Rodrigo Oliveira, o chef do D.O.M não poupou elogios ao afirmar que Oliveira é o maior chef de comida brasileira. “Um outro exemplo que é ‘O CARA’ da cozinha brasileira. Esse é o cara que levou a cozinha brasileira para o mundo e que fez o mundo conhecer o dadinho de tapioca. Todas às vezes que as pessoas falam o Alex Atala que levou a cozinha brasileira para o mundo eu fico com vergonha de aceitar isso porque pra mim foi ele”, disse para o chef do restaurante Mocotó.
(Sob supervisão de Maria Clara Lacerda)