Ouvindo...

MasterChef: o que se sabe sobre a morte do jurado Jock Zonfrillo

Chef da versão australiana do programa foi encontrado morto em Melbourne

Jock Zonfrillo, jurado do MasterChef Australia

Jock Zonfrillo, jurado do MasterChef Australia encontrado morto aos 46 anos em Melbourne (Australia) no último dia 30 de abril, vem recebendo diversas homenagens nas redes sociais. Além dos fãs, chefs de cozinha mundialmente famosos se manifestaram.

Zonfrillo esteve de férias com a esposa e dois filhos pequenos na Europa e tinha voltado há pouco à Austrália para compromissos comerciais com o lançamento do MasterChef. Ele também é pai de dois filhos adultos.

A causa da morte do chef está sendo especulada e a data de início do programa foi adiada. Veja o que já se sabe até agora sobre o caso:

A morte

Jack Zonfrillo foi encontrado morto no dia 30 de abril em Melbourne, Australia, na véspera da estreia da nova temporada de MasterChef Australia, que iria ao ar em 1º de maio.

O corpo foi descoberto pela polícia às 2 da manhã de segunda-feira (1º), em um hotel. Um porta-voz da polícia local, citado pelo “The Guardian”, disse que a polícia foi chamada para checar se o hóspede estava bem e, com isso, descobriu a morte de Zonfrillo. A polícia não trata a morte como suspeita.

A morte foi divulgada pelo canal “Network 10", que exibe o MasterChef Australia. Jock Zonfrillo seria o convidado especial do programa “The Project” logo antes da estreia da 15ª edição do talent show. No entanto, segundo o jornal “The Guardian”, o programa informou a morte e dedicou o programa a homenagens e repercussões.

Causas

Um comunicado da “Network 10" confirmou a morte repentina mas não informou as causas dela. A família também não se manifestou sobre o assunto em seu comunicado.

A imprensa especula sobre as causas e recupera a história de vida do chef. O “The Guardian” lembra que Zonfrillo falava abertamente de seus problemas com ansiedade e que tinha sido usuário de drogas na juventude.

Já o “Daily Mail” publicou uma matéria recuperando rumores de que o chef foi tratado para um câncer de intestino durante anos. O jornal alega que não está sugerindo que o chef tenha morrido de câncer, mas afirma que fontes ligadas a ele confirmaram, sob anonimato, que ele tratou a doença e que estavam em tratamento atualmente.

Velório e sepultamento

Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento do chef.

Carreira

Jock Zonfrillo se tornou jurado do MasterChef Australia em 2019, junto aos chefs Melissa Leong e Andy Allen. Os três foram escalados depois que um desentendimento sobre cachês terminou com o fim do contrato dos jurados anteriores.

Filho de mãe escocesa e pai italiano, Jock nasceu em Glasgow (Escócia) e começou cedo na cozinha. Segundo comunicado da “Network 10", ele começou a buscar emprego aos 11 anos e aos 15 já era aprendiz em um hotel. Aos 17, foi trabalhar com o renomado chef Marco Pierre White em Londres. Sobre ele, Zonfrillo dizia que Marco “salvou sua vida”.

Austrália

Na Australia, Jock teve os restaurantes Bistro Blackwood e Orana. Com eles, recebeu diversos prêmios entre 2018 e 2020.

Em 2019, Jock foi convidado a ser jurado do MasterChef. No programa, se orgulhava de desafiar e orientar os competidores. Era conhecido pelos australianos como chef, autor de best-sellers, filantropo e jurado do MasterChef.

Homenagens

O primeiro episódio da nova temporada do MasterChef Australia teria a participação do chef inglês Jamie Oliver.

Nas redes sociais, Jamie se disse chocado com a morte repentina, lembrou a generosidade de Jock e enviou condolências à família.

Outros chefs também postaram homenagens, como Gordon Ramsay.

Os colegas de elenco, o canal de TV e a Endemol Shine, dona do formato, também se manifestaram.

Temporada

Após o anúncio da morte, a “Network 10" informou que a 15ª edição do MasterChef Australia não vai mais estrear nesta semana.

O canal ainda não divulgou quando será a estreia. O jornal “The Guardian” informou que a temporada já está totalmente gravada e que “descartar a produção multimilionária não é uma opção”. A série deve ser editada para incluir homenagens ao chef e ser exibida já a partir da próxima semana.

Até esta quinta-feira (4), um outro reality show será exibido no lugar do MasterChef. A temporada gravada tem 18 participantes e prêmio de 250 mil dólares australianos. Para 2024, a “Network Ten” e a Endemol Shine vão buscar um novo jurado.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.